“Galvão não preservou espaço democrático”

Publicado em 19 de janeiro de 2018

Num longo comentário feito na nota Comitê é lançado embaixo de chuva, que intitulou de “Temor, Sem Noção ou Gope Mesmo?”, o militante petista Celso José dos Santos disse que o vereador José Galvão, ao indeferir pedido para isar a sede do Legislativo parav o lançamento de um comitê em defesa de Lula “não soube preservar a Câmara como um espaço da democracia”.
Leia abaixo a íntegra do comentário do petista.
TEMOR, SEM NOÇÃO OU GOLPE MESMO?
A atitude do presidente da Câmara Municipal de Paranavaí não foi digna de nenhum parlamento.
AS casas legislativas sempre foram tidas como a casa do povo, por poder abrigar a diversidade de posicionamentos políticos existentes na sociedade. No entanto Galvão não soube preservar a Câmara como um espaço da democracia.
Não é demais lembrar que parlamento vem de parlar, que significa o espaço onde todos tem a fala. No entanto em Paranavaí só alguns possuem a fala.
O desrespeito visto na atitude do Presidente da Câmara nem nos períodos de ditadura se viu na Câmara Municipal de Paranavaí.
Um ato pacífico, em defesa da democracia e do Direito de LULA ser candidato, que contou com a presença de mais de uma centena de pessoas, mesmo debaixo de chuva, com a presenca de vereadores, deputados, prefeitos e lideranças de Paranavaí e região envergonhada a cidade de Paranavaí.
Resta saber se a atitude de Galvão foi motivada pela ignorância de saber que como presidente do poder legislativo tem que assegurar a democracia e ao contraditório, se por temor dos que possuem o poder econômico em nossa cidade ou simplesmente pela conivência com o golpe em curso que a cada dia se revela ditatorial e aniquila a democracia.
Como disse o poeta: eles passarão, nós passarinho.
A atitude somente reforçou a importância da criação do Comitê Popular em Defesa da Democracia e do Direito de LULA ser candidato.
Esperamos contar com o apoio de todos os que sempre lutaram contra a dutadura e as arbitrariedades, para que a casa do povo seja efetivamente do povo.
Deixar a população na rua, na chuva com o parlamento fechado é um grave risco quando rondam os desejos fascistas de acabar com a democracia e instituir a ditadura em nosso País.
Celso José dos Santos, Professor, Advogado, Mestre em Ensino, Militante do Movimento Negro, Dirigente Sindical e Partidário.

Alda - 391x69

6 comentários sobre ““Galvão não preservou espaço democrático”

  1. O recurso de Lula à condenação em primeira instância pelo caso do triplex no Guarujá foi marcado para o dia 24 de janeiro. Os três desembargadores da Oitava turma do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da Quarta Região) irão confirmar ou não a decisão do juiz Sérgio Moro que condenou Lula a nove anos e meio de prisão por corrupção passiva e lavagem de dinheiro pelo recebimento do apartamento pela empreiteira OAS.
    Diante disso, setores como a Frente Brasil Popular e Frente Povo Sem medo vem organizando um calendário de mobilizações pelo que vem chamando de “direito” de Lula se candidatar à presidência. Já outros setores do PSOL dizem que, sem a candidatura de Lula diante de uma eventual condenação, as eleições seriam uma “fraude”, como se as eleições burguesas já não fossem uma fraude.
    O que vai ser julgado no dia 24 de janeiro, além de tudo, não é o direito de Lula se candidatar à presidência ou não, mas o tríplex que a OAS teria dado a ele. E Lula está tendo o direito de se defender e tem à disposição um sem número de recursos e caros advogados. Algo que 99% da população não sonharia em ter. A direção do partido já divulgou nota afirmando que vai registrar sua candidatura à presidência no dia 14 de agosto, independente do resultado no dia 24 de janeiro.
    A classe trabalhadora, por sua vez, não tem que escolher entre o carrasco menos pior. Entre um e outro, temos que trilhar um caminho independente. Não confiamos nem aplaudimos a Justiça burguesa, assim como não comprometemos a defender Lula e o PT.
    Não é tarefa da classe trabalhadora participar de atos em defesa ou contra Lula. Nossa tarefa é lutar para derrubar essa reforma da Previdência que o governo Temer e esse Congresso corrupto querem aprovar em fevereiro, revogar a reforma trabalhista, e aqui no Paraná organizar o maior número de educadores para irem à Assembléia Estadual da APP que será realizada em Curitiba no dia 27 de janeiro, para organizarmos a resistência aos ataques neoliberais do governador Beto Richa(PSDB) e ao mesmo tempo, construir uma alternativa de independência de classe, por fora do campo de colaboração de classes do PT e dos partidos burgueses.
    FORA TODOS ELES! GREVE GERAL! NENHUM DIREITO A MENOS! Por um Governo Socialista dos trabalhadores que se apoie e governe através de Conselhos Populares formados por trabalhadores e a população pobre.
    Um governo assim não vai vir das eleições controladas pela burguesia. O Brasil precisa de uma revolução socialista feita pelos debaixo para derrubar os de cima.

  2. Perdeu o meu voto e o voto da família! Não voto no Lula, mas meus amigos não precisavam ter passado por isso! cada um com os seus ideais e que o respeito prevaleça!

  3. se todos puderem usar a camara vou fazer uma festa lá pode???? pq foi negado a utilizacao para abertura de comitê em defesa de uma pessoa… não era reunião do partido, convenção, etc em prol da população. e outra foi negado pelo juridico da camara e o presidente acatou pq ele mesmo pouco sabe desta area….

  4. Galvão parabéns, Eles não conseguiram fazer em Mgá? A galeguinha (Gleise) e o comedor de mamonas (Requião) também não! E o Dep Verri também não! Parabéns.

  5. “BRIGAR POR POLÍTICA NO ATUAL CENÁRIO É O MESMO QUE TER UMA CRISE DE CIUME NA ZONA”
    autor desconhecido

    DIGA NÃO A REELEIÇÃO

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.