Depois da lei de iniciativa do vereador Leônidas Fávero (PPS), que regulamentou a lista de espera de vagas em creches (em fila única e publicada no site da Prefeitura, para dar transparência, agora os vereadores Lucas Barone (PMDB) e Aldrey Azevedo (PTB) apresentaram na Câmara um projeto de Lei buscando a transparência na saúde. Se o projeto, que ainda vai às comissões permanentes da Casa, for aprovado em plenário haverá “publicação e divulgação da lista de espera de exames, consultas e procedimentos médicos realizados pela rede pública de saúde em sítio oficial do Município de Paranavaí”. Embora não explícito, o projeto visa acabar com os fura-filas da saúde.
É de conhecimento de todos que o cidadão desse país é humilhado quando busca atendimento pelo SUS. Não bastasse estar debilitado físico e psicologicamente, sua dignidade é atropelada pela desumanização dos agentes de saúde, pela escassez de recursos em virtude da corrupção e principalmente pelo corporativismo médico que resiste em não cumprir a carga horária pré-estabelecida nos editais de concursos públicos. Nem mesmo o ministério público consegue se impor diante desses males que nossa saúde pública é acometida.
Agora busca-se uma transparência na fila de espera por exames como se alguém realmente acreditasse que os vereadores (justamente os vereadores), fossem cumprir a ordem cronológica haja vista que é de praxe a interferência da classe política em “acelerar” o processo visando favores futuros.
É surpreendente que a iniciativa dessa lei é de propriedade de um vereador/médico.
Qual é? Historia para boi dormir? Tenha a santa paciência.
Amigo, leia outra vez, porém com mais atenção!
Você tem razão. O projeto não é do Leônidas.
Peço desculpas a quem se sentiu ofendido.
Vixi coitada a Zenaide com isso como que ela vai continuar (…) pra ganhar voto em ai vai complica a campanha dela