Mesmo registrando um recuo na criação de empregos em julho, Paranavaí ainda comemora bons resultados na geração de novos postos de trabalho. A cidade é responsável por aproximadamente um terço das novas vagas de trabalho criadas no Paraná entre janeiro e julho deste ano. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Segundo o levantamento, no acumulado dos sete primeiros meses do ano, o Paraná está com um saldo positivo de 1,7 mil vagas (descontando as demissões), o mais baixo desde 2002. Já Paranavaí está com um saldo positivo de 572 novos postos de trabalho no mesmo período, ou seja, um terço do total de vagas criadas no estado.
“Paranavaí ainda tem conseguido contribuir com a geração de empregos no estado, mesmo em um cenário de crise. E o setor que mais tem contribuído com este desempenho tem sido a indústria, embora algumas vezes ainda seja injustiçada. Paranavaí tem visto o seu setor industrial crescer e ampliar suas atividades a cada dia e o município vem tentando contribuir da forma como pode, com políticas de incentivo tanto para abertura de novas indústrias quanto para ampliação das já existentes”, salienta o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Henrique Scarabelli.
Ainda segundo o Caged, apenas 29 municípios do estado (acima de 30 mil habitantes) conseguiram manter saldo positivo de empregos no acumulado de janeiro a julho de 2015. Paranavaí ocupa a 8ª colocação com 572 novos postos de trabalho gerados. O município de Maringá ocupa a 10ª, com 508 novos empregos, seguido de Cianorte, que fica em 11º (com 451 vagas), e Umuarama em 20º, com 109 empregos.
Já Campo Mourão teve saldo negativo e perdeu 68 postos de trabalho, ficando em 34º no Estado, assim como Arapongas, que ficou em 55º, com -837, Apucarana em 57º, com -957, Ponta Grossa em 58º, com -999, e Curitiba, que ficou em último lugar, com -10.034.
A RPC parece que ficou esperando um saldo negativo de Pvaí para divulgar os dados do CAGED. No mês passado, quando ficamos em segundo lugar no PR e o terceiro no Sul, e no mês retrasado quando ficamos em terceiro no PR, nenhum comentário a respeito.
Excelente observação, caro “Cidadão”. É muito bom saber que há na cidade leitores iguais a você (e muitos, imagino!), que também se preocupam com as injustiças que o jornalismo desse canal tem feito e faz contra a cidade e a região, confundindo oposição sistemática com sensacionalismos e crítica jornalística elevada.
Particularmente ainda estou esperando ver que a direção de jornalismo local mostre que seu profissionalismo também está como nós TODOS, abaixo da Constituição Federal (inc. V, 1ª parte, do art. 5º), e venha a público reparar o deslize (des-informativo que deixou no ar contra a Administração municipal com a reportagem que rendeu neste blog o post “RPC: jornalismo perdeu a noção”, de 29 de julho de 2015.
Reveja o post aqui: http://taturana.blog.br/?p=18754
Aliás, salvo engano quanto à data, na semana passada ouvi ‘en passant’ na Voz do Brasil ser pronunciado de modo positivo o nome de nosso torrão natal, Paranavaí. Mas não vi repercussão disso na imprensa local. Vou pesquisar do que se tratava e tornarei aqui. Abs