RPC: jornalismo perdeu a noção

Publicado em 29 de julho de 2015

Os veículos de comunicação têm a obrigação de noticiar aquilo que de mais importante está acontecendo no momento.

No interior, distante dos centros das decisões, é quase pauta obrigatória ouvir as demandas da população e transformá-las em notícia. É claro que, sempre ouvindo o “outro lado”. Jornais e emissoras de rádios e televisão costumam fazer isso. Até aí, tudo bem.

Mas daí a assumir a paternidade de realizações do poder público existe uma distância quilométrica.

E foi o que a RPC Noroeste fez ontem eu seu telejornal da noite (a segunda edição do Paraná TV). Através de seus profissionais, a Emissora encheu o peito e disse que obras de pavimentação “só foram realizadas” depois de uma reportagem da emissora foi ao ar apresentando a reclamação de moradores.

Será que os jornalistas não esqueceram-se de informar como a Emissora conseguiu tão rapidamente o projeto, a liberação de recursos, a licitação e a execução da obra?

Voluntariamente ou no afã da autopromoção decidiram ignorar informações importantes, tais como, as fases que antecederam a execução da pavimentação. Por exemplo, se já não estava na programação da empreiteira a execução da referida obra.

Apenas, de forma explícita, se disseram responsáveis pela vitória.

Segundo fonte da Prefeitura, entrevistada nesta manhã, “existem várias frentes de trabalho na execução da pavimentação na Cidade, financiados pelo PAC. Mas este canal de televisão simplesmente as ignora. Um bom exemplo deste comportamento aconteceu quando mostraram mais de 700 casas populares inauguradas em junho. Focaram a reportagem em críticas isoladas de um ou outro beneficiário e “esqueceram” de comentar a importância social da realização”.

Até mesmo as reportagens sobre buracos a defeitos em asfaltos novos são criticadas por servidores públicos. “A reportagem vai ao ar sem explicações se a obra já foi oficialmente entregue à prefeitura, se a prefeitura já notificou ou mesmo ingressou com ação contra a empreiteira, se a obra já foi paga e nem se interessam em saber se há alguma garantia para execução em caso de serviço mal feito”, aponta o responsável pela área.

Uma reclamação comum de prefeitos, vereadores e secretários municipais da região de Paranavaí, Umuarama e Cianorte, sedes das regiões de alcance da emissora, é que “a RPC não consegue ver o que está sendo feito de bom”. Segundo uma autoridade da Região, os jornalistas da emissora “ainda não perceberam que prefeitos realizam obras pela sua comunidade e que nem tudo que é ruim é culpa do prefeito. A Região tem muito mais que nascer e por do sol bonito”.

Outra liderança aposta que este comportamento da emissora está vinculado à falta de profissionais. “Todos os dias eles pedem para os telespectadores mandarem vídeos, fotografias e para adicionar o telefone deles para mandar reportagens. Será que eles não têm jornalistas para ‘fuçar’ o que está acontecendo?”, questiona. Ele refere-se ao profissional chamado de “pauteiro”, responsável pela busca de informações que devem ser exploradas pelos repórteres.

Outra prática, antiga, da RPC é, depois de “descobrir”, (certamente através de releases recebidos das próprias prefeituras), que determinada obra está para ser realizada, mostrar o problema, (sempre alardeando seus méritos), e ao final anunciar que “nos próximos dias, (ou mês), a obra será realizada. E pra completar, em tom intimidador: “E nós, é claro, ficaremos de olho”.

É importante registrar que não estamos advogando causas de prefeitos. O que nos move é a defesa da imagem da nossa Região. Precisamos, urgentemente, parar de destruir nossos valores. Divulgar os fatos positivos, ou ao menos ouvir os dois lados da história, (sem cortar falas), não é facultativo. É um dever do jornalismo.

Por exemplo: a RPC poderia se espelhar, (sem pretender comparar a influência dos veículos), na postura editorial do nosso Blog. Divulgamos todas as informações. Criticamos nossos políticos, mas também os elogiamos, de acordo com cada situação. E talvez mais importante, publicamos todos os comentários que recebemos, sejam eles favoráveis ou contrários. E não vemos mérito nisto. É nossa obrigação. Nossos leitores, e nossos arquivos, são testemunhas.

Reclamações à parte, a matéria de ontem em que a RPC Noroeste assumiu a “paternidade” por uma obra mostrou que a Emissora, (plagiando o nome de um quadro seu), anda “sem noção”.

Não é esta a política de jornalismo da Rede Globo e não era esta a filosofia de trabalho do jornalista Francisco Cunha Pereira, que aprendemos a admirar e respeitar.

Por Chico Ramos

Alda - 391x69

26 comentários sobre “RPC: jornalismo perdeu a noção

  1. parabens chico ramos pela declaração, sou telespectador e estou também descepcionado com tal jornalismo, só mostra coisas ruins de paranavai, as boas poucas são mostradas. em tempo tem rádio como a transamérica que também só faz criticas, parece que nada esta sendo feito, está tudo errado. isso só esta denegrindo a imagem do municipio de paranavai. o que precisa mostrar eles não mostram por exemplo as falcatruas do sindoscon com dinheiro do associado não pagando a unimed a tal radio não falou nada até fez um contrato publicitário com o sindicato, o que falar então do diário do noroeste, nem uma linha publicou sobre este fato que prejudicou mais de 200 pessoas. cade o ministério público, cade a policia.

    • Descordo, se realmente assistisse ao Jornal veria que foi feito sim uma reportagem a respeito do Sindoscom, assim como outras que falam bem da nossa cidade quando realmente há o que dizer. Acho que antes de se “DESCEPCIONAR” com o Jornalismo de verdade, se informe do que realmente vale a pena ser noticiado.

      • Mano me perdoe, mas eu não aguento:
        Carol minha filha, ou seja qual for o seu nome.
        As palavras são:
        DISCORDO E NÃO DESCORDO
        DECEPCIONAR E NÃO DESCEPCIONAR
        Assim não vira gata!

      • Caroline:
        Ou você está enxergando mal (não consegue diferenciar um programa com o de outro canal), ou teu sobrenome é Cunha Pereira ou é funcionária da RPC…

  2. Parabéns Chico Ramos!
    Realmente a RPC está extrapolando. Ao invés de utilizar seus espaços nobres para incentivar as boas iniciativas e reconhecer os méritos de quem realmente faz, retroage à uma linha editorial “estranha”, incompatível com a grande do seu potencial

  3. O Artigo, ou melhor, a Crônica escrita por v. senhoria é sem nenhuma dúvida, a melhor e mais primorosa postagem do espaço “Opinião “, já publicada.

    Retratando a verdade dos dias de 24 horas, que a RPC quer que o público visualize em 15 segundos, e como ficou ali gravado, sendo sempre eles, os pais, as mães e os descobridores de bons e maus feitos. Saliento abaixo, alguns (poucos) fatos e situações que mudaram o destino do Brasil, não por força natural, mas pela ganância de uma estratégia “plim-plim” de se governar um país inteiro ao sabor de suas aspirações impostas suavemente por um meio de comunicação que eles dominam e não vendem a receita:

    1) No auge do governo João Baptitsta de Oliveira Figueiredo, a Globo, via Robeto Marinho, fazia cada 60 dias um torneio de turfe com nome do presidente Figueiredo, e vice-versa… era a rasgação de sêda (javanesa) – A GLOBO FOI QUEM FEZ COM QUE FIGUEIREDO SAÍSSE PELOS FUNDOS DO PALÁCIO DO PLANALTO, NA POSSE DO “MARIMBONDO DE FOGO” (saiu vaiado e sob severa escolta armada garantida pela Marinha)

    2) A mesma rede Globo, IMPÔS ao povo brasileiro, o resgate da cidadania via um caçador de Marajás, vindo vestido de cangaceiro das Alagoas, para salvar-nos ao galope de seu cavalo de fogo, talvez uma versão tupiniquim da ida aos céus do Profeta Elias… Fernando Collor de Melo… quando a Globo descobriu que tinha perdido o “cabresto, com arreio e tudo” ELA DERRUBOU COLLOR E NOS DEU TINTA PARA QUE PINTÁSSEMOS AS CORES DO NOSSO PAVILHÃO, NAS NOSSAS PRÓPRIAS FACES.
    De herói que ele foi postado, virou usuário de cocaína por supositórios no entreglúteos.

    Parabéns, e muito obrigado!Gabriel Esperidião Neto, Velho Gagá.

  4. Alguém reparou que a RPC parou de falar da agressão do Beto contra os professores, da corrupção na Receita Estadual e do primo do governador?
    Dizem que foi um acerto, via FHC, direto no Rio de Janeiro.
    Confiar como nesta rede de televisão?

  5. Chico ‘Taturamos’, taí uma bela oportunidade para o departamento jurídico da atual administração chamar às falas (e provas) a “RPC Noroeste”, para que esta confirme (ou não) o que afirmou no seu telejornal ontem (28.07), como você noticia e opina neste ‘post’.

    A Administração Municipal atual pode não parecer aos olhos de alguns como a melhor do planeta. Porém, que está anos-luz adiante das demais que sucedeu nos últimos vinte anos isto é fato irrefutável! Reconhecer qualidades de outrem não é ser-lhe subserviente, mas antes portar-se com responsabilidade.

    Assisti ao vídeo da reportagem (link a seguir), e realmente ficou evidente o exacerbado sensacionalismo da emissora local, inclusive com o repórter induzindo o entrevistado às respostas que lhe interessavam, um cidadão humilde, pondo palavras em sua boca. Entretanto, sequer a edição da reportagem colocou no ar ao menos parte da reportagem anterior (de maio) a que se referira o apresentador. Aliás, a alegria manifestada pelo apresentador assemelhou-se à de quem acabava de descobrir a roda…

    http://g1.globo.com/pr/norte-noroeste/paranatv-2edicao/videos/t/edicoes/v/morador-do-sumare-comemora-asfalto-no-bairro/4353697/

    Todos sabemos que a grande imprensa nacional, aquela ala séria e efetivamente comprometida com a verdade dos fatos que noticia (repito, eu disse ‘fatos’!), é tida informalmente como o quarto poder no país, e assim tem ajudado a cristalizar o respeito por direitos antes transgredidos sob escuridões.

    Todavia, quando essa mesma ala da imprensa intenta puxar para si as glórias e os lauréis sobre obras resultadas da atitude e atividade de outrem, notadamente da administração municipal local, que tem orçamento anual e cronogramas previamente preparados e votados para serem cumpridos segundo a Lei de Responsabilidade Fiscal, sob a fiscalização severa do Tribunal de Contas do Estado e também do Poder Legislativo local, aí essa imprensa se apequena, enodoa-se, deixando de exercer seu direito de crítica e de levar informação ao público para perfilar-se àqueles que fazem oposição sistemática não só ao desenvolvimento da cidade de Paranavaí, mas a toda a Região Noroeste, a mesma que parecendo-lhes promissora outrora motivou seus proprietários e diretoria a investimentos para instalarem seus estúdios e transmissores na cidade de Paranavaí.

    Esperemos, pois, que a direção dessa emissora local tenha agora a iniciativa constitucional de, no mesmo tempo (01m04’’) e telejornal, em direito de resposta, reparar a injustiça cometida nessa reportagem, e entreviste o Prefeito de Paranavaí, lhe oportunizando as explanações necessárias e verdadeiras acerca da obra citada na reportagem de ontem (28.07). Do contrário, cidadãos e cidadãs menos informados se convencerão de que essa emissora também asfalta ruas…

  6. Mano do céu. Este Zé Roberto sabe das coisa. Taí prefeitada. Não dá moleza pra este povo. Se deixar eles montam e te cortam de espora. Minha mãe sempre diz que “quanto mais a gente abaixa as calças mais aparece a bunda”. Contrata o Zé e deixa o pau comer. Vocês vão ver como as coisas vão mudar.
    Uma curiosidade: será que a prefeitura de Paranavaí tá passando algum […] pra este povo?

  7. a tal […] já acertou com o beto, mais ainda não rendeu nada na […] de paranavai. quando o acerto sair muda se de comportamento. assim funciona alguns orgãos de imprensa infelismente, em parsanavai tem uma fm que o apresentador do programa recebe da […] e não da emissora. é o fim, ainda quer ser o dono da verdade…

  8. É complicada a situação.
    A RPC fatura em toda a região. E é justo. Mas a contrapartida dela é repugnante, pois o jornalismo tem prazer em difamar, em espantar investidores.
    Estamos refém de uma emissora que presta serviços à população, apresentando suas reclamações e ao mesmo tempo presta desserviço com sua arrogância em querer achar que tudo está errado. E como já foi dito tem muita coisa boa por aí que não merece a atenção dos jornalistas da RPC.

  9. Parabéns Chico Ramos pela coragem e ousadia em denunciar a poderosa Rede Globo em defesa da imagem da região.

  10. Falando sério. Sou um telespectador fanático pela RPC e esta denúncia abriu meus olhos para fatos que sempre me passaram desapercebidos. Que vergonha para a RPC, ícone maior da comunicação paranaense chegar ao ponto de levar um puxão de orelhas de um simples blog do interior.
    Isto nos mostra que, por maior que seja, o poder precisa ser exercido com sabedoria e respeito.

  11. Esse pessoal da RPC é tudo forasteiro. Eles não gostam nem de Paranavaí nem da região. Não tem amor pela terra e isto fica evidenciado nas reportagens deles.

  12. Excelente texto!
    Gostaria de parabenizar a todo o pessoal da assessoria de comunicação da prefeitura por este release, em especial ao Jorge Roberto, sempre pronto para defender os interesses do município!

    • Yes, the opinion piece is excellent, but forgive me ask you, where did you get the conclusion that the Chico Ramos text is a press release? Please explain us. Hugs

    • Preclaro ob.

      Infeliz a sua tentativa em construir o que, partindo de um construtor de frases ideiais, seria ironia fina, que não seu caso.

      As imagens e matérias já em muito repetidas da pseudo salvação de pátria da RPC, falam muito e como pode o sr. observar, é opinião comum dentre os que comentaram a Crônica do Jornalista Chico Ramos escreveu, carregada com tintas de cidadania e respeito aos seus concidadãos.

      Na boa intenção de desfazer sua pérfida ideia ao citar o jornalista Jorge Roberto, pessoa gabaritada para ocupar o importante cargo de secretário de Comunicação Social de Pvaí, vejo que se fosse tal matéria, fruto de propaganda criada por ele, mais uma vez, teríamos de reconhecer o exemplar desempenho dele, a forma corajosa com que o mesmo faz valer seus conhecimentos feito o grande jornalista que é, e o gigante ser, humilde e humano há quem chamamos Jorge Roberto Pereira da Siva.

  13. Quer dizer que se cai dindin nao tem pau.
    Lamentável.
    Mas sera que acontece somente com a RPC.
    Lembro antigamente a uns oito anos atras tinha alguns blogs que metia o pau no prefeito todos os dias. Ai mudou a gestao e Paranavai se transformou na cidade dos sonhos. e o blogueiro secretario municipal. KKKKKKK.

  14. Mas bah seo Taturana. Não ligues pra estes observadores anônimos. Este é do tipo tranqueira, enrosco de chumbada que não vale um pitada de fumo. É o tal do pela saco mal amado que aliás deveria se juntar a gangue da rpc.
    Como dizia meu compadre as cadelinhas sempre vão latir e a carrocinha sempre vai passar.

  15. Há um flagrante descompromisso da RPC com a nossa região. Estão aqui como empresa comercial, só isso. Não tem compromissos com as grandes causas da região. O TRF foi uma luta do Grupo GRPCOM, mas sua afiliada local não tem bandeiras de fortalecimento da região. Uma pena.

  16. Quero parabeniza-lo pela materia jornalismo sem noção.
    É inconcebivel que um orgão de imprensa de tamanha magnitude se limite a divulgar noticias ruins e denegrir imagens de administradores e mesmo de uma região tão importante como a região noroeste do Parana.
    Uma vez questionei um repórter dessa rede e ele me respondeu: “avião que voa não da ibope, o que da ibope e avião que cai”.
    É lamentavel tal postura pois o homem por natureza gosta de coisas ruins, não necessitam serem estimuladas, Ex: o Apóstolo Paulo grande pregador do amor, escreveu “Miseravel o homem que sou, o bem que quero praticar não consigo, ja o mal que não quero esta sempre em minha presença”.

    • Vc Euripedes foi secretario municipal de obras de paranavai.. vejo sua critica a rpc e vc cita ate a biblia mais como gostaria de nunca ter conhecido vc… vc é uma pessoa muito má fez mal a muitas pessoas e vejo citando a biblia…lamentavel sua atitude

  17. O motivo de toda esta polêmica é porque a RPC nunca foi questionada em lugar algum. Parece que tinham medo. Agora está havendo o debate e me parece claro a insatisfação com a postura desta TV. Hora de repensar.
    “Só os tolos e os mortos jamais mudam de opinião”. Ou de comportamento.

  18. O que o PA tem a ver com cirurgia de perna?
    O PA agora faz cirurgia?
    Será que o paciente deveria ser mandado para casa e aguardar a cirurgia?
    Na UPA haverá espaço para internamento hospitalar e cirurgia?
    Será que a culpa desta situação não é a falta de leitos hospitalares?
    Estamos de olho, RPC!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.