Nesta segunda e terça-feira, pesquisadores do Datafolha vão a campo para avaliar como está a corrida pelo Palácio Iguaçu. O resultado poderá ser divulgado na terça-feira à noite ou no dia seguinte. Serão feitas 1.248 entrevistas em 46 municípios. E a margem de erro é de 3% para mais ou para menos.
A nova pesquisa trará um ingrediente a mais na corrida pelo Governo do Estado. As últimas pesquisas estaduais divulgadas foram realizadas pelo Ibope e deu larga vantagem ao governador Beto Richa (PSDB), que concorre à reeleição. Foram duas pesquisas do Ibope que deram 17 e depois 15 pontos percentuais de vantagem ao tucano sobre o segundo colocado, o senador Roberto Requião (PMDB). Na pesquisa do Ibope, Gleisi Hoffmann (PT) está na terceira colocação com 14%.
O Datafolha realizou, até então, apenas uma pesquisa no Paraná. E o resultado foi o limite do empate técnico. Numericamente, Beto apareceu à frente de Requião com seis pontos percentuais de vantagem, na pesquisa Datafolha.
O Ibope tem cometidos grandes erros no Paraná. Nas últimas eleições municipais foram vários deles. Em 2010, o governador Beto Richa foi à Justiça e conseguiu impedir a divulgação de várias pesquisas, entre elas a do Ibope. Por tudo isso, os números do Ibope sempre geram desconfianças.
Agora vai rolar uma espécie de tira-teima. E será considerada a verdadeira.
Há consenso entre os políticos de que Beto Richa está à frente, mas há muita desconfiança sobre o percentual de vantagem e se o tucano venceria já no primeiro como sugere o Ibope.
Como diz o caboclo: agora chegou a hora de a onça beber água.