Presidente declarou que militares “têm feito um papel atuante” sobre a segurança das urnas – mesmo que ainda não tenham publicado um relatório sobre o 1º turno
Em entrevista ao podcaster americano Ben Shapiro neste domingo (23), Jair Bolsonaro disse que os militares não poderiam “dar um selo de credibilidade” ao sistema eleitoral brasileiro por causa das várias vulnerabilidades das urnas eletrônicas.“Elas [as Forças Armadas] têm feito um papel atuante e muito bom nesse sentido [fiscalização das urnas]. Contudo, eles me dizem que é impossível dar um selo de credibilidade, tendo em vista ainda as muitas vulnerabilidades que o sistema apresenta”, disse.
A declaração contradiz o que o próprio presidente disse na semana passada. Na época, ele declarou que a fiscalização das urnas não é papel do Ministério da Defesa e negou ter tido acesso a qualquer relatório sobre auditoria do processo eleitoral.
Na semana passada, o TSE cobrou dos militares o relatório do Ministério da Defesa sobre a integridade das urnas eletrônicas. Eles disseram, entretanto, que só vão apresentar o documento após as eleições.
O Antagonista