Em concorrida cerimônia, na Câmara Municipal de Paranavaí, nesta segunda feira, 26, o tenente-coronel Jefferson Luiz de Souza, foi agraciado com o Título de Cidadão Benemérito de Paranavaí e o Diploma Fazenda Velha Brasileira.A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, além de policiais militares da ativa e da reserva, policiais civis, guardas municipais, familiares e amigos.
Para o coronel Carlos Alberto Rodrigues Assunção, comandante do 3º Comando Regional da Polícia Militar, “Toda a Policia Militar fica muito feliz cada vez que um dos nossos integrantes é homenageado. […] Vocês acertaram muito em fazer esta homenagem ao tenente-coronel Jefferson”.
O vereador Delcides Pomin Junior, em nome do Legislativo disse: “Recordo quando os cadetes vieram entregar os panfletos para cursar a academia e fomos em quatro amigos. Você foi aprovado e começou esta brilhante carreira, e por onde esteve exerceu com maestria sua profissão, seja em Paranavaí, em Londrina, e agora, em Maringá. Esta homenagem é pela amizade sincera e verdadeira, e acredito que também de toda a sociedade paranavaiense. Você é um exemplo a ser seguido”.
Aos 50 anos, natural de Paranavaí, filho dos saudosos comerciantes Antônio Luiz de Souza e Jurema Bet de Souza, Jefferson coleciona uma carreira imaculada, pautada na lisura, no comprometimento, na ética e na retidão. Dos seus 31 anos de corporação, mais de 20 foram dedicados ao 8º Batalhão da Polícia Militar, passando por diversas funções, entre estas, subcomandante e comandante.
Em seu discurso o tenente-coronel Jefferson disse: “Devemos reconhecer os nossos méritos, mas em especial, não podemos deixar de ter gratidão por várias pessoas e a Deus. […] Nos momentos mais difíceis da minha vida, já que muitas vezes estive perdido, como na parábola da ovelha perdida, Jesus foi atrás, me colocou nos ombros e me trouxe de volta para a casa do Pai”.
Lembrou-se de Delcides Pomin, pai de Delcides Júnior: “Um homem de retidão, de muito caráter, lealdade e honestidade. Naquela época a gente não o compreendia, mas ele estava nos forjando para sermos homens cada vez melhores. Tenho certeza de que está muito feliz ao lado dos meus queridos pais, seo Luiz e dona Jurema”.
Ao final lembrou dos desafios enfrentados pelos policiais para garantir a segurança pública: “Quando nós falamos do reconhecimento do trabalho, temos que lembrar dos nossos guerreiros, os nossos policiais. Eles que se dedicam diuturnamente para promover a paz social, mas, muitas vezes, são incompreendidos. Eu hoje sou somente um símbolo desta homenagem”.
Currículo do Homenageado
Nascido no dia 18 de maio de 1972, em Paranavaí, Jefferson Luiz de Souza estudou o ensino fundamental na Escola Municipal Hermeto Botelho e no Colégio Estadual Enira de Moraes Ribeiro. Já o ensino médio, cursou no Colégio Estadual de Paranavaí. Em 1991, ingressou na Academia Policial Militar do Guatupê, como aluno oficial. Dois anos mais tarde, foi declarado Aspirante a Oficial, e promovido em 1994 para o cargo de segundo Tenente.
Casou-se no dia 17 de fevereiro de 1995, com a senhora Edlane Vanuza Romera Plaza de Souza, com quem tem a filha: Maria Eduarda Plaza de Souza.
Nos anos seguintes, galgou ao posto de Primeiro Tenente; em 2007, de Capitão; em 2012 de Major e mais recentemente, em 2019, a Tenente-Coronel, quando assumiu o comando do 8º Batalhão da Polícia Militar Coronel PM Gilberto Kummer.
É formado em Administração pela Unespar – Câmpus Paranavaí e pós-graduado em Formulação e Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Estadual de Londrina; Administração com ênfase em Segurança Pública pela Faculdade Anchieta de Ensino Superior; Gestão de Pessoas pela Unopar; Logística pela UniFatecie e Direito Militar, pela Unina.
Sua dedicação ao conhecimento vai além, com uma gama de cursos já realizados: Curso de Direitos Humanos; Curso de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas; Curso de Capacitação de Agentes de Polícia Comunitária; Curso de Polícia Judiciária Militar; Curso de Especialização em Informações; Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária; Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais; Curso de Condutor de Veículos de Emergência e Curso Superior de Polícia na Academia Policial Militar do Guatupê.
Aos 31 anos de corporação, desempenhou importantes funções: comandou a 3ª Companhia em Nova Esperança; chefiou o setor de planejamento e o subcomando do 5º Batalhão de Polícia Militar; chefiou o Departamento de Assuntos Internos da Corregedoria-Geral da PMPR, núcleo de Londrina e por mais de 20 anos exerceu diversas atribuições no 8º BPM, como comandante da radiopatrulha, chefe da agência local de inteligência, subcomandante e comandante. Em agosto de 2022, assumiu o comando do 4º Batalhão de Polícia Militar, em Maringá.
Diante de toda sua competência é detentor das medalhas de bronze, prata e ouro da Polícia Militar, sem sofrer qualquer punição, respectivamente aos 10, 20 e 30 anos de profissão, do Sesquicentenário da PMPR, de Mérito da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar, de Mérito do 3º Comando Regional da PM, de Mérito Comunitário, Personalidade Arenito Caiuá, e dos 50 anos da Academia Policial Militar do Guatupê.
Com informações da Assessoria de Comunicação da Câmara de Paranavaí