Tenente-Coronel Jefferson de Souza
Cidadão Benemérito de Paranavaí

Publicado em 27 de setembro de 2022

Coronel-JeffersonEm concorrida cerimônia, na Câmara Municipal de Paranavaí, nesta segunda feira, 26, o tenente-coronel Jefferson Luiz de Souza, foi agraciado com o Título de Cidadão Benemérito de Paranavaí e o Diploma Fazenda Velha Brasileira.A solenidade contou com a presença de diversas autoridades, além de policiais militares da ativa e da reserva, policiais civis, guardas municipais, familiares e amigos.

Coronel-Jefferson-01Para o coronel Carlos Alberto Rodrigues Assunção, comandante do 3º Comando Regional da Polícia Militar, “Toda a Policia Militar fica muito feliz cada vez que um dos nossos integrantes é homenageado. […] Vocês acertaram muito em fazer esta homenagem ao tenente-coronel Jefferson”.

O vereador Delcides Pomin Junior, em nome do Legislativo disse: “Recordo quando os cadetes vieram entregar os panfletos para cursar a academia e fomos em quatro amigos. Você foi aprovado e começou esta brilhante carreira, e por onde esteve exerceu com maestria sua profissão, seja em Paranavaí, em Londrina, e agora, em Maringá. Esta homenagem é pela amizade sincera e verdadeira, e acredito que também de toda a sociedade paranavaiense. Você é um exemplo a ser seguido”.

Coronel-Jefferson-02Aos 50 anos, natural de Paranavaí, filho dos saudosos comerciantes Antônio Luiz de Souza e Jurema Bet de Souza, Jefferson coleciona uma carreira imaculada, pautada na lisura, no comprometimento, na ética e na retidão. Dos seus 31 anos de corporação, mais de 20 foram dedicados ao 8º Batalhão da Polícia Militar, passando por diversas funções, entre estas, subcomandante e comandante.

Em seu discurso o tenente-coronel Jefferson disse: “Devemos reconhecer os nossos méritos, mas em especial, não podemos deixar de ter gratidão por várias pessoas e a Deus. […] Nos momentos mais difíceis da minha vida, já que muitas vezes estive perdido, como na parábola da ovelha perdida, Jesus foi atrás, me colocou nos ombros e me trouxe de volta para a casa do Pai”.

Lembrou-se de Delcides Pomin, pai de Delcides Júnior: “Um homem de retidão, de muito caráter, lealdade e honestidade. Naquela época a gente não o compreendia, mas ele estava nos forjando para sermos homens cada vez melhores. Tenho certeza de que está muito feliz ao lado dos meus queridos pais, seo Luiz e dona Jurema”.

Ao final lembrou dos desafios enfrentados pelos policiais para garantir a segurança pública: “Quando nós falamos do reconhecimento do trabalho, temos que lembrar dos nossos guerreiros, os nossos policiais. Eles que se dedicam diuturnamente para promover a paz social, mas, muitas vezes, são incompreendidos. Eu hoje sou somente um símbolo desta homenagem”.

Currículo do Homenageado

Coronel-Jefferson-04Nascido no dia 18 de maio de 1972, em Paranavaí, Jefferson Luiz de Souza estudou o ensino fundamental na Escola Municipal Hermeto Botelho e no Colégio Estadual Enira de Moraes Ribeiro. Já o ensino médio, cursou no Colégio Estadual de Paranavaí. Em 1991, ingressou na Academia Policial Militar do Guatupê, como aluno oficial. Dois anos mais tarde, foi declarado Aspirante a Oficial, e promovido em 1994 para o cargo de segundo Tenente.

Casou-se no dia 17 de fevereiro de 1995, com a senhora Edlane Vanuza Romera Plaza de Souza, com quem tem a filha: Maria Eduarda Plaza de Souza.

Nos anos seguintes, galgou ao posto de Primeiro Tenente; em 2007, de Capitão; em 2012 de Major e mais recentemente, em 2019, a Tenente-Coronel, quando assumiu o comando do 8º Batalhão da Polícia Militar Coronel PM Gilberto Kummer.

É formado em Administração pela Unespar – Câmpus Paranavaí e pós-graduado em Formulação e Gestão de Políticas Públicas pela Universidade Estadual de Londrina; Administração com ênfase em Segurança Pública pela Faculdade Anchieta de Ensino Superior; Gestão de Pessoas pela Unopar; Logística pela UniFatecie e Direito Militar, pela Unina.

Sua dedicação ao conhecimento vai além, com uma gama de cursos já realizados: Curso de Direitos Humanos; Curso de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas; Curso de Capacitação de Agentes de Polícia Comunitária; Curso de Polícia Judiciária Militar; Curso de Especialização em Informações; Curso Nacional de Promotor de Polícia Comunitária; Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais; Curso de Condutor de Veículos de Emergência e Curso Superior de Polícia na Academia Policial Militar do Guatupê.

Aos 31 anos de corporação, desempenhou importantes funções: comandou a 3ª Companhia em Nova Esperança; chefiou o setor de planejamento e o subcomando do 5º Batalhão de Polícia Militar; chefiou o Departamento de Assuntos Internos da Corregedoria-Geral da PMPR, núcleo de Londrina e por mais de 20 anos exerceu diversas atribuições no 8º BPM, como comandante da radiopatrulha, chefe da agência local de inteligência, subcomandante e comandante. Em agosto de 2022, assumiu o comando do 4º Batalhão de Polícia Militar, em Maringá.

Diante de toda sua competência é detentor das medalhas de bronze, prata e ouro da Polícia Militar, sem sofrer qualquer punição, respectivamente aos 10, 20 e 30 anos de profissão, do Sesquicentenário da PMPR, de Mérito da 5ª Companhia Independente da Polícia Militar, de Mérito do 3º Comando Regional da PM, de Mérito Comunitário, Personalidade Arenito Caiuá, e dos 50 anos da Academia Policial Militar do Guatupê.

Com informações da Assessoria de Comunicação da Câmara de Paranavaí

 

Alda - 391x69

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.