INCENTIVO
Vereadores Mirins são empossados na Câmara de Paranavaí

Publicado em 22 de setembro de 2022

Vereador-MirimAutoridades, familiares, diretores, professores, amigos e a comunidade lotaram a galeria da Câmara de Paranavaí, para acompanhar nesta segunda-feira (19), a sessão de instalação e posse da primeira legislatura dos Vereadores Mirins escolhidos para o pleito de 2022. Foram empossados os alunos: Cauan de Oliveira Lima, Eliseu da Silva Pereira, Emillena Bertalia Maranhão, Enzo Yudi Suguiama, Guilherme de Pele dos Santos, Gustavo Vinicius Castriani Malheiro, Luiz Murilo Araújo Ferreira, Mirian Mendonça de Souza, Poliana de Souza Pimenta e Sabrina de Paula.

Eles foram os mais votados nas eleições do último dia 23 de junho, que aconteceram nos Colégios Estaduais Cívico-Militares Flauzina Dias Viegas, Leonel Franca e Silvio Vidal. A cerimônia foi presidida por Emillena Maranhão, de 16 anos, que obteve o maior percentual de votação, 41% dos votos do Colégio Flauzina. 

Prosseguindo o rito, eles fizeram o juramento e assinaram o termo de posse se comprometendo com a população paranavaiense. Depois, utilizaram a palavra para agradecer o apoio que receberam durante suas campanhas eleitorais e apresentaram suas propostas ao público, com destaque para a área de saúde, esporte, cultura e segurança.

Na primeira experiência com o Legislativo, os jovens vereadores tiveram a oportunidade de conduzir a reunião, como nas sessões realizadas de praxe, pela Casa de Leis. 

 

Mesa Diretora

Após a posse, os parlamentares se reuniram para a eleição da Mesa Diretora, que foi eleita por aclamação, composta pelo presidente, Cauan de Oliveira Lima, pelo vice-presidente, Gustavo Vinicius Castriani Malheiro, pela primeira secretária, Poliana de Souza Pimenta, e pela segunda secretária, Mirian Mendonça de Souza.

 

Parlamento Jovem

O projeto Parlamento Jovem é promovido pela Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Estado do Paraná, em parceria com a Câmara de Paranavaí e o Núcleo Regional de Educação, por meio dos Colégios Estaduais Cívico-Militares Flauzina Dias Viegas, Leonel Franca e Silvio Vidal.

O objetivo é despertar a consciência da cidadania e o interesse pela participação política e pelo processo democrático, promovendo o conhecimento e a vivência, com a inserção dos jovens na prática legislativa.

Durante os quatro meses, eles conhecerão a organização dos três poderes, o papel do Legislativo, o funcionamento das comissões, a importância das leis, além da tramitação das proposições, da elaboração de um projeto de lei e da participação de sessões ordinárias. 

Alda - 391x69

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.