Grupo Técnico vai articular ações de combate à formiga cortadeira

Publicado em 26 de agosto de 2022

FormigasA formação de um Grupo Técnico (GT) para pensar, organizar, articular e, quando necessário, até executar ações de combate às formigas, formar uma rede estadual de técnicos para orientar produtores rurais e a formação de um grupo com os secretários municipais de Agricultura no âmbito da Amunpar (Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense) foram as principais decisões tomadas na manhã desta quinta-feira (25) no Encontro Técnico de Combate as Formigas Cortadeiras. O evento reuniu dezenas de técnicos do IDR, Adapar, da iniciativa privada e secretários municipais de Agricultura e de Urbanismo da Amunpar.Formigas-01O Encontro foi uma promoção do Sindicato Rural de Paranavaí, Sistema FAEP/Senar, Escritório Regional do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR) e Amunpar.

O GT será responsável por dar encaminhamento às sugestões apresentadas durante o Encontro, que vão desde o estímulo à pesquisa, revisão da legislação sobre o assunto, alternativas para o combate dos insetos em áreas de preservação ambiental, matas ciliares, faixa de domínio às margens das rodovias e nas áreas urbanas (praças e jardins), até o registro de novos produtos para o manejo dos formigueiros.

O encontro foi aberto com a saudação do presidente do Sindicato Rural de Paranavaí, Ivo Pierin Júnior, do gerente regional do IDR-PR, Antônio Souza dos Santos e do prefeito de Terra Rica, Júlio Leite, presidente da Amunpar. Participaram ainda da cerimônia o supervisor regional do Senar-PR, Salvador José Morales Stefano, gerente regional da Adapar, Alisson Santos Barroso e o coordenador mesorregional do IDR, José Jaime de Lima.

Os oradores foram unânimes em afirmar a importância de ser retomado os trabalhos de combate a formiga cortadeira e de se criar ações permanentes para o controle do inseto. “Precisamos ter uma programação para os próximos 12 meses, mas também para 24, 36, 48 meses. Tem que ser uma ação permanente”, defendeu Pierin Júnior.

Após a abertura foram realizadas duas palestras. A primeira tratou das “características biológicas e ecológicas de formigas cortadeiras com ênfase em saúvas” e foi proferida pela bióloga Vanda Pietrowski, professora associada na Unioeste, onde ministra aulas para a graduação e pós-graduação em Agronomia, é orientadora de mestrado e doutorado e trabalha com manejo de pragas com ênfase em controle biológico e pragas da cultura da mandioca.

A outra palestra tratou do manejo de formigas cortadeiras. O assunto foi abordado pelo também biólogo José Cosme de Lima, do IDR-PR de Umuarama, especialista em Educação Ambiental e que trabalha com protocolos de manejos de formigas desde 2009.

Na sequência, o supervisor do Senar-PR, Salvador Stefano, colocou a instituição à disposição para promover cursos e treinamentos de técnicos e produtores rurais capacitando-os para o combate e manejo das formigas cortadeiras.

O Encontro Técnico encerrou-se com um a mesa redonda moderada pelo agrônomo do IDR-PR de Paranavaí, Carlos Augusto Del Ducca e contou com as participações dos palestrantes Vanda Pietrovski e Cosme de Lima, do gerente regional da Adapar, Alisson Santos Barroso e do professor Júlio César Guerreiro (UEM – Campus de Umuarama), que atua na pesquisa de manejo de combate às formigas.

Foi neste momento que foram recolhidas as sugestões, que agora serão encaminhadas pelo GT, quer, inicialmente, terá a coordenação do gerente do IDR de Paranavaí, Antônio Souza dos Santos.

Alda - 391x69

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.