A vereadora professora Cida Gonçalves, apresentou nesta semana, indicação em que questiona o Poder Executivo, sobre quando será concedido aos servidores públicos do município, o pagamento do piso salarial nacional do enfermeiro, do técnico de enfermagem, do auxiliar de enfermagem e da parteira. A iniciativa veio após a sanção da Lei Federal n.º 14.434/2022, pelo presidente Jair Bolsonaro, no último dia 4.
Conforme proposta, a remuneração mínima para os enfermeiros será de R$ 4.750, que configura o piso nacional da categoria, 70% deste valor para técnicos e 50% para auxiliares e parteiras.
“Recebemos a aprovação desta lei com imensa alegria. Uma luta que depois de anos teve um desfecho feliz. Cada vez mais esses profissionais têm demonstrado sua importância perante à sociedade, como na linha de frente do combate a Covid-19, em que foram incansáveis nos cuidados com os pacientes”, reconheceu Cida. “Agora, gostaríamos de saber quando os servidores da área da enfermagem de Paranavaí receberão a quantia do piso salarial”, indagou.
Em abril, a parlamentar já havia encabeçado uma moção de apoio ao Projeto de Lei n.º 2.564/2020, que foi encaminhada ao presidente da Câmara Federal, Arthur Lira, e a todos os deputados federais da Bancada de Líderes. Na época, o projeto ainda aguardava votação na Câmara dos Deputados, mas foi aprovado no último dia 13 de julho.