Líderes ruralistas de Paranavaí participam do Liderança Rural – Cultivando Conexões

Publicado em 29 de junho de 2022

EncontroOs presidentes da Sociedade Rural do Noroeste do Paraná e do Sindicato Rural de Paranavaí, respectivamente, Mario Hélio Lourenço de Almeida Filho e Ivo Pierin Júnior, participaram, na semana passada, do encontro “Liderança Rural – Cultivando Conexões, realizado em Maringá e promovido pela Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP), em parceria com Sebrae-PR. As lideranças rurais de Paranavaí contam que durante todo o dia passaram por uma imersão em relação à importância da representatividade no meio rural. Com atividades lúdicas, interação e palestras motivacionais, o Encontro plantou uma semente de liderança nos participantes.Almeida Filho e Pierin Júnior contaram que os participantes do encontro foram divididos em três grupos, para percorrer os espaços Aprendizagem, Conquistas e Representatividade. Desta forma, em grupos menores, os presentes puderam trocar experiências, conhecer realizações que estão na história do Sistema FAEP/SENAR-PR e também esclarecer dúvidas sobre o funcionamento da dinâmica da entidade. Tudo isso conduzido de modo interativo, com jogos de tabuleiro, músicas e depoimentos de produtores rurais.

Segundo o presidente da FAEP, Ágide Menegette, estes encontros (serão realizados dez no total em várias cidades do Estado) é um esforço conjunto que vai resultar em uma colheita produtiva da nova safra de líderes rurais para o Estado. “Em cada um dos municípios pelos quais passamos foi possível perceber o entusiasmo e o comprometimento. Foi nítido o interesse das pessoas em assumir o papel de protagonista para que as coisas aconteçam”, apontou. “A ideia de promovermos esses eventos é justamente mostrar o quanto já caminhamos em relação à união do setor e lembrar que as conquistas só foram possíveis pelo trabalho em conjunto”, complementou.

ESPAÇOS – No espaço Conquistas, os produtores puderam revisitar acontecimentos históricos, como a mobilização de mais de 4 mil produtores rurais paranaenses que foram a Brasília pressionar a aprovação do Novo Código Florestal, em 2011. Outro ponto alto foi a recente conquista do reconhecimento internacional do Paraná como área livre de febre aftosa sem vacinação.

Já no Representatividade, a preocupação foi refletir sobre como funcionam os processos de formação de lideranças. Desde 2019, o Sistema FAEP/SENAR-PR tem investido em iniciativas como o Programa de Sustentabilidade Sindical (PSS), uma resposta ao fim da contribuição sindical compulsória que impôs o desafio de encontrar fontes alternativas de renda aos sindicatos rurais.

No espaço Aprendizagem, os cursos do SENAR-PR e a necessidade do aprimoramento constante para se manter na vanguarda da produção rural foram as tônicas dos trabalhos.

Segundo os presidentes do Sindicato e da Sociedade Rural, a oportunidade de estreitar laços e criar conexões entre produtores e lideranças rurais foi de grande serventia para a condução de suas entidades. “Foi uma troca de experiência fantástica. O produtor rural é muito bom da porteira pra dentro. Mas é preciso que sejamos bons também no nosso relacionamento externo. Precisamos e devemos cultivar relacionamentos e conexões. E foi isto que aconteceu em Maringá. Somos protagonistas quando o assunto é sustentar a economia deste país. A liderança do agronegócio paranaense tem que ser respeitada”, comentou Mário Hélio.

 

Alda - 391x69

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.