Graças à parceria com a Unimed, Centro disponibilizará médico
que atestará aptidão dos idosos para realizar atividades físicas
Faltando 15 dias para completar dois anos de suspensão de suas atividades, o Centro de Convivência do idoso (CCI), implantado e mantido pelo Instituto Maurício Gehlen (IMG), vai retomar com suas atividades no próximo dia 2 de março. A confirmação foi dada pelo fundador e presidente da instituição, o empresário Maurício Gehlen, que diz estar “muito feliz” por poder voltar a oferecer, gratuitamente, atividades físicas, recreativas, culturais e oficinas diversas às pessoas com mais de 60 anos.As atividades no CCI foram suspensas no dia 17 de março de 2020 por conta da pandemia da Covid-19, já que os usuários da instituição fazem parte do grupo de risco. “Foram dois anos difíceis para nós que administramos o Centro e para nossos alunos que não podiam frequentá-lo. Dava dó ver toda esta estrutura parada e sabendo que as atividades estavam fazendo fata os nossos vovôs e vovós”, diz Gehlen. “Agora finalmente este lugar vai ganhar vida novamente e oferecer qualidade de vida aos nossos frequentadores”, comemora ele.
De acordo com a coordenadora do CCI, Beatriz Gehlen, nos raros encontros que teve neste período com os frequentadores do Centro, houve um misto de alegria e tristeza. “A gente ficava feliz pelo reencontro. Mas, na maioria dos casos, a gente também se entristecia, porque era visível que a pessoa estava abatida, triste, reclamando de dores e com redução de sua capacidade física. Ou seja, eles estavam com o emocional abalado pela pandemia e pela falta de atividade e também mais suscetíveis a doenças físicas”, relata ela.
Os preparativos para a retomada das atividades no CCI começaram em setembro do ano passado, quando verificou-se o abrandamento da pandemia da Covid-19, através da redução de casos, internações e óbitos, e o avanço da vacinação. Estão cadastradas mais de 600 pessoas – o CCI já chegou a atender 1.200 idosos e a expectativa é que aos poucos o grupo vai aumentando.
Os últimos levantamentos da Prefeitura apontam que 90,57% da população apta a ser vacinada já receberam o imunizante e 78,35% deste grupo já estão com o esquema de vacina completo (duas doses). Além disso, 20 mil pessoas receb4ram a dose de reforço.
ATESTADO – Uma novidade no retorno das atividades é que o CCI vai disponibilizar um médico para fazer a avaliação dos os matriculados estão aptos para realizar as atividades para as quais se inscreveram. “Esta novidade é graças à parceria que fechamos o ano passado com a Unimed, que patrocina as nossas lives de sábado e com a qual vãos realizar ações conjuntas”, anuncia o presidente Gehlen.
Para participar das atividades do CCI, a instituição está exigindo comprovação de vacinação contra a Covid, inclusive a dose de reforço e atestado médico apontando que a pessoa está apta a realizar os exercícios que escolheu. O atestado pode ser de médico particular ou de postos de saúde. Mas a coordenação do CCI constatou que algumas pessoas têm dificuldade de ir ao médico para fazer a avaliação.
“Conversamos com os diretores da Unimed e eles colocaram um profissional à nossa disposição”, acrescenta o empresário. As avaliações serão feitas das 13 às 18 horas nos dias 18, 22 e 25 deste mês. As datas foram acertadas durante a reunião entre a coordenadora, o presidente e o profissional.
Quem já está de posse do atestado pode trazê-lo para confirmar a matrícula. Quem preferir ir no seu médico também está à vontade e quem ainda não procurou o médico é quer fazer a avaliação aqui no CCI, o médico estará à disposição”, explica Beatriz Gehlen
O profissional que vai avaliar os idosos será o médico Adilson Silvestre, que está no último ano da especialização me geriatria. Ele já participou de uma live do CCI, que teve grande repercussão. “É um grande profissional, seja do ponto de vista técnico, como humano. Defende uma medicina cada vez mais humanizada e muito respeito ao idoso. Será um grande companheiro do CCI. E estará conosco. Depois que terminar a atividade em conjunto com a Unimed continuará apoiando o CCI como voluntário. É um grande médico e um grande ser humano”, elogiou o presidente Gehlen.








