Conselho de Medicina ‘repudia’ tratamento dado a médicos na CPI

Publicado em 04 de junho de 2021

Redação Bem Paraná
O Conselho Federal de Medicina (CFM) divulgou hoje moção de repúdio ao tratamento dado pelos senadores da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid aos depoentes e convidados médicos. Durante a semana, a CPI ouviu as médicas Nise Yamaguchi e Luana Araújo.

“A classe lamenta que esses médicos chamados a depor estejam sendo submetidos a situações de constrangimento e humilhação. Ao comparecer na CPI da Pandemia, qualquer depoente ou testemunha tem garantidos seus direitos constitucionais, não sendo admissíveis ataques à sua honra e dignidade, por meio de afirmações vexatórias”, aponta a entidade.

No entendimento do CFM, “o que tem sido exibido em rede nacional configura situação inaceitável e incoerente com o clima esperado em um ambiente onde as discussões devem se pautar pela transparência e idoneidade. Em lugar disso, testemunha-se situações que desmoralizam os médicos e as médicas”.

O conselho alega que a nota se refere “aos médicos e médicas depoentes enquanto indivíduos, não significando apoio aos seus posicionamentos técnicos, éticos, políticos, partidários e ideológicos”. De acordo com o CFM, “na CPI, eles responderão por suas ações e omissões, as quais, se forem consideradas indevidas, serão alvo de providências por parte do Ministério Público e de outros órgãos competentes”.

“Assim, o CFM e os 530 mil médicos repudiam veementemente os excessos e abusos no trato de parlamentares em relação aos depoentes e convidados, em especial médicos e médicas, e clama ao Senado Federal que os trabalhos sejam conduzidos com sobriedade para que o País tenha acesso às informações, dados e percepções que permitirão à CPI concluir seus trabalhos de modo efetivo”, conclui o texto, que foi encaminhado ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.
Neste sentido, encaminha esse documento ao presidente do Senado e do Congresso Nacional, Rodrigo Pacheco, para que, ciente destes fatos, tome as providências que considerar necessárias.

Alda - 391x69

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.