Iniciativa foi da vereadora Fernanda Zanatta e motivada pelo
compromisso de construção do novo fórum de Paranavaí
O presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), desembargador José Laurindo de Souza Netto, será homenageado pela Câmara Municipal pelo compromisso assumido por ele de colocar a construção do novo fórum de Paranavaí entre as prioridades máximas de sua gestão à frente da Corte. A iniciativa, da vereadora Fernanda Zanatta, foi aprovada por unanimidade. “A nossa proposição foi aprovada por todos os vereadores e agora estamos esperando uma oportunidade para entregar o diploma de consignação em ata da Moção de Aplauso pelos esforços incessantes para a construção de um novo fórum em Paranavaí”, disse a vereadora. A pandemia da Covid-19 tem limitado o acesso à Câmara.A notícia de que a construção do fórum de Paranavaí ganhou prioridade foi divulgada pela presidente da Subseção da OAB, Célia Zanatta, em fevereiro, após encontro com o então recém empossado presidente do TJPR. Na ocasião, o magistrado anunciou que a intenção é agilizar os trâmites e iniciar a construção o mais breve possível no centro cívico.
Na justificativa de seu requerimento para a consignação em ata da Moção de Aplauso, a vereadora lembra que o presidente José Laurindo e seu chefe de gabinete, Anderson Ricardo Fogaça, juiz de segundo grau, “possuem estreita ligação com a cidade de Paranavaí e grande ímpeto em auxiliar as demandas do município no que tange a melhorias no Poder Judiciário na Comarca”.
“A anos a estrutura do atual prédio do judiciário em Paranavaí vem necessitando de melhorias, visto que se encontra em um estado calamitoso, devido a sua estrutura antiga e ausências de modernizações. Infiltrações, fios expostos e falta de acessibilidade são marcas do atual prédio”, assinala Fernanda Zanatta no requerimento. “É de se ressaltar que a citada inércia por anos, na manutenção do prédio do fórum ocasionou diversos prejuízos para a população e, portanto, ao ter este projeto como prioridade faz-se o Desembargador José Laurindo merecedor da proposta honraria”, emendou ela.
Para a presidente da OAB-Paranavaí, Célia Zanatta, a iniciativa da vereadora Fernanda é “um ato de justiça”, pois a construção de uma nova sede para o Poder Judiciário na Comarca é uma das mais antigas reivindicações dos advogados, juízes, promotores, servidores da Justiça e da população. “Temos juízes que estão instalados em gabinetes improvisados, salas de audiências pequenas, enfim, não há um mínimo de conforto e funcionalidade. Isto sem contar que o atual fórum não oferece nenhuma acessibilidade aos portadores de necessidades especiais”, enfatiza a presidente.










