Depois da lamentável decisão do STF de liberar de liberar os condenados, presos após julgamento em segunda instância, a esperança do povo brasileiro está depositada na mudança da Constituição pelo Congresso.
Para a maioria dos analistas políticos as chances são remotas.
Entretanto, para alguns, nem tudo está perdido ou decidido. É o caso de Marcel Van Hattem, líder do Novo na Câmara, que, num discurso otimista, entende que os 308 votos necessários para a aprovação da mudança constitucional através da aprovação de uma PEC que autorize a prisão dos condenados em segunda instância estão próximos de ser obtidos.
Ele disse à Jovem Pan: “Pelo que a gente viu no mapa da segunda instância, eu agora não lembro o número exato, mas os 308 [votos] mínimos em caso de PEC estão perto de ser alcançados. Na própria CCJ, a maioria também já é fato consumado” – “Acho que é importante que haja essa pressão social para que realmente haja um convencimento mais rápido dos parlamentares que hoje estão indecisos para que votem a favor da prisão após condenação em segunda instância” – “Depois do ciclo virtuoso de combate à corrupção encerrado pela votação no STF, com vários corruptos sendo soltos, é preciso que a gente retome o fim da impunidade no Brasil, que tanto bem fez ao nosso país.”
Já o senador Esperidião Amin afirmou para O Antagonista “O clima vai ficar mais favorável com o avançar das expectativas e dos debates. O debate sobre o tema poderá nos dar os 49 votos.”
A maioria concorda que somente o clamor da sociedade pode garantir o resultado desejado.