O presidente da República em exercício, Hamilton Mourão, disse na manhã desta sexta-feira (28) em Curitiba, numa reunião com a diretoria da Associação Comercial do Paraná (ACP), onde fez palestra, que o governo deve promover a volta de educação moral e cívica aos currículos escolares, em discussão no Ministério da Educação. Para ele, o ministério tem sido “um local de combate”, mas que a volta da disciplina está no “radar” do presidente Jair Bolsonaro.
“Vocês sabem que o ministério [da Educação] tem sido um lugar de combate direto. Não se desmancha tudo que existe lá da noite pro dia. Tem que ser um trabalho bem organizado. Mas é determinação e a diretriz do presidente que matérias dessa natureza retornem”.
Ele contou que estudou nos Estados Unidos durante sua adolescência e havia, segundo ele, uma disciplina semelhante à educação moral e cívica, acrescentando que não se trata de algo relacionado a um campo ideológico específico. “Vi uma matéria chamada cívica, que era exatamente ensinar a Constituição, formação da nacionalidade, todas as coisas que eram ensinadas em educação moral e cívica. Isso não é uma coisa da direita nem da esquerda, isso é educação”.
Após a palestra, o general Mourão recebeu do presidente Gláucio Geara o título “Cidadania ACP”, que a entidade confere a personalidades que contribuem para a melhoria de causas, como ética, desenvolvimento econômico e social, entre outros temas.
CONTRAPONTO









