Câmara homenageia mulheres

Publicado em 13 de março de 2018

Dia-da-MulherA Câmara Municipal de Paranavaí realizau, na segunda-feira, sessão alusiva ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 08 de março. A cerimônia foi marcada com a entrega do Diploma Vereadora Edna de Almeida Andrioli, a primeira mulher a ocupar uma cadeira na Casa.  Foram homenageadas: Arlete Antonia Brunholi Xavier, Eliane Amália Niehues, Elvira Maria Isabel Jaroskevicz, Fabiana Oliveira dos Santos, Lilian Gonzaga da Silva, Marlene Pereira da Silva, Ronalda Carvalho Neves Cargnin, Sirley de Souza Sbais e Solange Marcelino de Souza.
Durante a solenidade, a vereadora Zenaide Borges utilizou a palavra para fazer uma saudação às homenageadas. “Hoje, mais uma vez, me sinto privilegiada por estar aqui, nesta Casa de Leis, para falar destas mulheres que são tão importantes e que tanto fazem pela nossa cidade. Cada uma na sua área, nas suas condições, mas que representam esta raça guerreira e virtuosa. São inúmeros os motivos para comemorarmos. Somos um elo na construção de um país melhor, encorajadas a lutar pela igualdade e justiça. Já alcançamos muito… a transformação em todas as áreas das relações sociais, resultado da influência da sensibilidade da mulher. […] Ainda quero ver o dia em que não precisaremos da Lei Maria da Penha para nos defender ou garantir o nosso direito de ir e vir. Eduquemos nossos filhos e filhas para que respeitem não só as mulheres, mais todo ser humano. Só assim teremos uma sociedade mais justa, humana e igualitária”, parabenizou a vereadora referindo-se a todas as mulheres do Paraná, em especial as do município de Paranavaí.
A secretária da Educação, Adélia Paixão, representou o prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes, que está em viagem a Curitiba. “Esta data simboliza a luta, a vitória e a conquista alcançada pela mulher na sociedade, provando definitivamente que não existem distinções de sexo quando o assunto é o desenvolvimento humano. […] Já não basta planejar, fazer, controlar e agir, como nos ensinou a economia clássica. Agora, a nova forma de administrar exige uma demanda pelo sentir. As novas relações humanas exigem responsabilidade social, afeto, emoção, sentimentos, que são próprios da natureza feminina. A conquista, agora, não se faz pela força, mas sim pela sensibilidade, poder de persuasão e diálogo franco, onde a verdade é sempre a base do entendimento. […] A mulher do novo milênio nos ensina como é possível exercer a liderança sem os ranços machistas do autoritarismo e da opressão. Os valores da liderança, hoje, são a capacidade de aprender, o talento e as qualidades espirituais e afetuosas. […] Temos hoje aqui nesta Casa de Leis, grandes mulheres, representantes da nossa sociedade, que fizeram e fazem todos os dias a diferença na nossa cidade. […] Parabéns a todas vocês. […] Continuem sempre buscando esta garra, esta força, esta vitalidade em tudo o que fizerem. Que Deus as abençoe”, disse.
Na sequências as homenageadas agradeceram pelo diploma e por terem ido lembradas pelos vereadores. Cada vereador indicou uma homenageada.

Alda - 391x69

Um comentário sobre “Câmara homenageia mulheres

  1. Na sociedade capitalista, as palavras mulher, discriminação e pobreza andam intimamente ligadas. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), 70% dos pobres do mundo são mulheres, e um dos principais fatores para a pobreza feminina é a discriminação.
    As mulheres têm menos acesso a meios de produção e subsistência, como terra, crédito, etc.
    Do mesmo modo, são as principais vítimas do desemprego e do subemprego e, em média, recebem salários mais baixos que os homens. Muitas vezes, sequer o trabalho é remunerado.
    A crise econômica agrava esse quadro, e são as mulheres imigrantes e refugiadas as mais atingidas por essa situação. No entanto, a saída que a burguesia oferece para a crise é com mais ataques aos direitos das trabalhadoras e piora das condições de vida das mulheres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.