O Seminário Tecnologias para o Desenvolvimento da Mandioca – Baseadas em Boas Práticas, que será realizado sexta-feira, terão as palestras da parte da manhã no salão de eventos da Loja Maçônica Acácia do Norte II, no Jardim São Jorge. As palestras estavam programadas para ocorrer no auditório do Sindicato Rural de Paranavaí. Mas ele teve o telhado danificado nas últimas chuvas e ainda está sendo recuperado. A programação da tarde, na Fazenda Maria Luíza, está confirmada para o mesmo local.
O Seminário é uma realização do Centro de Tecnológico de Mandioca (Cetem) e a Embrapa Mandioca e Fruticultura e tem o apoio do Sindicato Rural de Paranavaí, Podium Alimentos, Unioeste, Iapar, Emater e ABAM (Associação Brasileira de Produtores de Amido de Mandioca).
O evento tem por objetivo capacitar técnicos e produtores em técnicas recomendadas para a cultura da mandioca. É aberto também a industriais, estudantes, professores, pesquisadores e agentes de assistência técnica de instituições governamentais e não governamentais.
Na parte da manhã serão proferidas palestras sobre manejo integrado de insetos praga, manejo integrado de plantas daninhas, características físicas dos solos Arenito Caiuá e seu manejo e manejo conservacionista do solo: experiência do plantio direto.
À tarde, no Dia de Campo na Fazenda Maria Luiza, serão trabalhados a avaliação e amostragem de insetos praga, avaliações de perfis do solo em três sistemas de plantio, plantio direto: aspectos de mecanização e práticas culturais e controle integrado de plantas daninhas na prática.