Em importante momento de anúncio de recursos para a Santa Casa de Paranavaí, o prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes (Delegado KIQ) recebeu uma excelente notícia para a cidade, dada pessoalmente pelo Ministro da Saúde, Ricardo Barros. “Antes as UPAs eram tipo 1, 2 ou 3. Agora, os municípios podem escolher o modelo de financiamento. Hoje, nós temos no Brasil cerca de 170 UPAs prontas que estão fechadas porque as prefeituras não têm capacidade, naquele modelo antigo, de financiar. Além destas mudanças no modelo de financiamento, nós estamos liberando hoje aqui a UPA de Paranavaí para atendimento exclusivo da cidade. Antes se tinha pensado em um atendimento regionalizado, mas acreditamos que o atendimento só para Paranavaí será mais eficiente”, anunciou o Ministro da Saúde, Ricardo Barros, durante visita à cidade.
Ricardo Barros afirmou que o Ministério da Saúde “vai continuar nesta direção, de simplificar a aplicação dos recursos e permitir a liberdade de compra dos equipamentos. Cada região precisa comprar os veículos e equipamentos que mais correspondem com a sua realidade (se área rural, urbana, etc). Nós vamos eliminar o parecer técnico para a liberação de emenda parlamentar. Hoje a maior necessidade é a informatização do sistema, conseguindo colocar as pessoas em uma ordem de atendimento e sendo muito transparente com o cidadão que precisa do atendimento em saúde. Nós também já credenciamos 13 hospitais da região Noroeste na rede de urgência e emergência. Todos eles estão recebendo mais recursos, incluindo a Santa Casa de Paranavaí. Isso vai fazer com que cada um consiga resolver melhor os seus problemas, sem remeter a outras a solução”, enfatizou.
O presidente da Santa Casa, Renato Platz Guimarães, agradeceu “o empenho de Ricardo Barros para a liberação destes recursos, pois eles são de extrema importância para o hospital, para que tenhamos condições de oferecer serviços de qualidade à população. Sempre digo que não queremos apenas atender a população da região. Queremos atender com dignidade. E esta ajuda que recebemos vai permitir este atendimento digno neste hospital que hoje é referência regional”, frisou.
O ministro esteve em Paranavaí acompanhado da vice-governadora do Estado, Cida Borguetti. Ambos foram recebidos por dezenas de lideranças da região, entre eles o presidente da Amunpar, Fran Boni, que representou todos os prefeitos da região.








