Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados ontem pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), mostram Paranavaí como uma das cidades do Estado que está conseguindo driblar a crise e voltar a ter um bom desempenho na geração de empregos. Depois de sete meses de saldo negativo no Caged, o município fechou o mês de fevereiro com saldo positivo (contratou mais do que demitiu), gerando 63 novos postos de trabalho.
O município, que vinha obtendo saldos negativos em consequência da recessão econômica, começa a demonstrar uma melhora significativa. Em fevereiro foram 734 admissões com carteira assinada e 671 demissões. “Nossa expectativa é de que o quadro se estabilize cada vez mais, apesar das incertezas no campo econômico”, comenta a gerente da Agência do Trabalhador de Paranavaí, Elen Della Pria Kumatsu.
Em Paranavaí, os setores que mais contrataram foram o de Serviços (+38 vagas) e o Comércio (+29 vagas). Com essas contratações o município passa para o 29° lugar no ranking do Paraná, ficando à frente de cidades do mesmo porte ou maiores, como Umuarama (saldo de -17), Cianorte (saldo de 59), São José dos Pinhais (saldo de -16) e Campo Mourão (saldo de -60).
Considerando o percentual de crescimento em relação ao mês de janeiro, Paranavaí também fica a frente de grandes centros do Estado. O município registrou 0,31% de crescimento na geração de empregos, enquanto a capital Curitiba registrou 0,10%, Foz do Iguaçu 0,16% e Maringá 0,23%.









