Secretariado: especulações continuam

Publicado em 28 de outubro de 2012

Da coluna Sinopse Geral do jornalista Saul Bogoni – Diário do Noroeste

APESAR de o prefeito Rogério Lorenzetti dizer que só vai começar a tratar da formação do secretariado para a sua segunda gestão em Paranavaí em fins de novembro, nas rodas políticas o assunto persiste. Quinta-feira ao receber dirigentes municipais do PDT ele confirmou que levará em consideração o percentual de votos obtidos pelos partidos nas eleições de 7 de outubro. Os dados, segundo interlocutores, indicam que devem ser aproveitados nomes do PSC, PR, PSD e PMDB (a quem caberiam quatro Secretarias, pois, além da maior votação obtida pelos candidatos a vereadores, haveria preocupação em reforçar o deputado estadual Teruo Kato à reeleição). O prefeito tem deixado claro, no entanto, que o aspecto técnico não pode ser ignorado em relação ao político.

ALGUMAS especulações parecem no momento sem sentido na formação do Secretariado Municipal de Paranavaí, mas não chegam a ser descartadas nessas especulações. Um exemplo é que a indicação de alguns nomes passaria pela eleição da nova Mesa da Câmara Municipal. O nome do atual presidente da Câmara, Nivaldo Mazzin (PPS), cotado para a Secretaria de Governo (a ser criada) entraria na cota do vereador José Galvão (PR), que pleitearia a Presidência do Legislativo. Mazzin também poderia ir para a Secretaria da Saúde, no caso da primeira-dama, médica pediatra Cristina Lorenzetti, não ser confirmada para o cargo (o nome vem sendo ventilado desde o ano passado, bem antes das eleições).

INTERLOCUTORES têm percebido a disposição do prefeito Lorenzetti em não mudar alguns dos nomes atuais. A tendência seria não mexer nos atuais ocupantes da Comunicação Social, Educação (PT), Procuradoria Jurídica (PDT), Meio Ambiente (PDT) e Infraestrutura (PMDB), todos da cota pessoal do próprio prefeito. Na reunião com o PDT ele disse que vai conversar sobre os partidos sobre os nomes.

O VICE-PREFEITO de Paranavaí, que renunciou no início de outubro, Alziro Melli Lopes, participou da reunião do PDT com Lorenzetti e indagou sobre seu futuro aproveitamento em cargos municipais ou estaduais. O prefeito afastou a possibilidade de isso ocorrer neste primeiro momento. Quanto a cargos estaduais, por estar filiado ao PDT, que foi adversário e continua sendo oposição ao Governo do Estado, existem muitas barreiras na própria SEED e, segundo Lorenzetti, depende de articulações políticas entre os deputados estaduais, que também disputam entre si o “mando político”, que tem sido catastrófico para Paranavaí e região.

Alda - 391x69

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.