A responsabilidade de cada um

Publicado em 10 de maio de 2014

Neste 1º de maio, na semana passada, este Blog completou dois anos de existência. E, para fazer uma análise deste período, ao vasculharmos a lixeira do sistema encontramos, exatos, 16 comentários que foram descartados. Um número insignificante perto dos quase 7 mil comentários moderados e mais de 3 mil postagens. Alguns comentários, poucos, foram aprovados com ressalvas, ou seja, com cortes de alguns trechos, que fazemos questão de apontar usando o sinal […]. Os trechos suprimidos são de ataques pessoais, ofensas à honra, denúncias descabidas ou afirmações sabidamente inverídicas com interesses escusos. Coisas desta natureza. Não suprimimos nem mesmo comentários, ou trechos de comentários, com críticas a este Blog, ainda que, algumas vezes, injustas. Um dos preços que tivemos que pagar para comprovar nossa imparcialidade e independência.
Agora, no período pré e eleitoral a “tesoura” entra em cena.
Caberá ao nosso moderador analisar, ponderar e decidir pela publicação ou não do comentário, para que este Blog continue a ser uma ferramenta, confiável, para que o cidadão tenha oportunidade de interagir com os destinos da cidade e da região.
Como dissemos, raramente deixamos de aprovar comentários. Mas, semana passada, deixamos de publicar uma acusação contra uma autoridade. O comentarista usou o fato de uma autoridade ter posses para acusá-la de não entender a realidade do povo. É como se disséssemos que um deputado que nasceu na cidade jamais vai ajudar a agricultura. Pura balela, ou má fé. Por beirar o ridículo e com a clara intenção de atingir a referida autoridade não publicamos o comentário.
Não vamos permitir que o Blog seja utilizado para macular honras. Nem que tenhamos que receber comentários como este: “nem postou comentário né!!!! O sistema (…) é fogo. Só para os fortes ou obedientes!. Entendo”.
Não. Pessoas como esta não entendem, não sabem o que é responsabilidade civil ou criminal, o que é responsabilidade solidária e por aí afora. É inútil a ironia e a provocação para tentar nos induzir ao erro.
Este Blog não teme represálias de nenhum dos poderes constituídos, a prova disto está em nossas publicações, mas tememos, temos muito medo de certos comentaristas!
E continuaremos atentos, principalmente até as eleições, para que este espaço não se constitua em palanque político ou trincheira para quem quiser fazer suas críticas com interesses puramente eleitorais. Quem quiser ter suas críticas publicadas aqui é fácil: as faça de forma pública que terá repercussão aqui. Quanto às denúncias, que sejam enviadas com, pelo menos, indícios de verdadeiros.

Alda - 391x69

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.