Dengue: até quando?

Publicado em 24 de abril de 2014

Todos os dias os agentes da Vigilância em Saúde (Visa) percorrem os bairros de Paranavaí realizando visitas de rotina que tem como objetivo fiscalizar os imóveis e orientar a população sobre os cuidados necessários com a dengue. Mesmo com esse trabalho intenso de conscientização, o órgão tem encontrado, diariamente, cerca de 20 focos de larvas do mosquito Aedes aegypti em imóveis residenciais e comerciais.
“Estamos encontrando uma média de 30 focos diários, sendo que 20 desses são de larvas do mosquito da dengue. Embora a situação no município esteja controlada, não podemos esquecer que a circulação do vírus é grande na região, com muitas cidades enfrentando epidemias da doença, o que eleva o risco de um novo surto em Paranavaí”, alertou o diretor da Visa, Randal Fadel Filho, durante reunião do Comitê Municipal de Combate e Prevenção à Dengue, realizada hoje na sede do órgão.
Segundo Randal, a Vigilância continua fazendo o acompanhamento de pontos estratégicos e limpezas quinzenais em aproximadamente 15 pontos de descarte irregular de lixo, em especial nos fundos de vale, e vem apostando na formação de agentes multiplicadores através de palestras em igrejas, escolas, empresas e associações.
“Nessas palestras nós capacitamos o cidadão comum a ser um agente multiplicador de informação em sua comunidade. Falamos sobre a biologia do mosquito, as características da doença, a situação atual do município, além de orientações de prevenção e combate à doença. Se cada indivíduo repassar essa informação para algumas pessoas do seu círculo, em breve teremos grande parte da população mais consciente sobre o assunto”,
destacou o diretor.

Alda - 391x69

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.