O prefeito Rogério Lorenzetti informou hoje que Paranavaí voltará a pleitear o curso de graduação de medicina junto ao Programa Mais Médicos, do Governo Federal. A confirmação veio após a audiência com a diretora do Ministério da Educação (MEC), Maria Rosa Loula, realizada ontem em Brasília.
Maria Rosa informou que, dentro dos próximos dias, será aberto um novo edital para seleção de novos municípios que serão habilitados a receber o curso de medicina e que “Paranavaí tem grandes chances de ter o seu pleito efetivado”.
Na ocasião, Lorenzetti falou da importância do programa Mais Médicos, que faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS. O programa prevê a criação de mais 11.447 vagas de graduação em medicina em todo o Brasil, bem como mais de 12 mil vagas em residência médica.
“O curso de medicina é uma de minhas prioridades e um grande anseio da sociedade civil organizada. É um pleito legítimo e possível, haja vista que temos todos os requisitos necessários para sediar o curso e, ainda, o apoio da Unipar, que já manifestou o seu interesse na questão”, destacou Lorenzetti, que estava acompanhado dos secretários municipais de Educação, Cida Gonçalves, e Esporte e Lazer, Márcio (Leiteiro) Gonçalves.
A audiência foi agendada pelo gabinete do deputado federal Zeca Dirceu, que tem colaborado com a articulação do projeto, e acompanhada pela assessora do parlamentar, Morgana Meireles. Segundo ela, “esta seria uma nova oportunidade para o município pleitear o curso, uma vez que Paranavaí tem porte, infraestrutura e outros requisitos exigidos pelo MEC”.
SÓ se for na UNIPAR, PORQUE O GOVERNO FEDERAL não tem interesse de estar abrindo novas vagas do curso de madicina em UNIVERSIDADE PÚBLICA, somente a alta sociedade terá acesso. Bem a UNESPAR não tem estrutura. Já estávamos informados da luta da UNIPAR PARA TRAZER O CURSO.
ESTAMOS DE OLHO BEM ABERTO!!!!!!!!!!!!!
Parabéns pelo menos uma vez posso dar ao prefeito, se o estado não tem condições de arcar com o Curso de Medicina vamos partir para uma rede privada a UNIPAR que tem uma excelente estrutura para acampar o curso.
E teremos um crescimento muito ótimo para a nossa cidade e região.
Qt ao custo o governo federal oferece opções para terem um financiamento ou outras maneiras do aluno entrar neste curso.
Ta ai quem sabe o Prefeito acertou desta vez.
ok…..tudo certo;;;; parabéns prefeito////
E a pergunta que não para de martelar minha mente: CASOOOOOO TENHAMOS CURSO DE MEDICINA, ONDEEEEEEEEEEEEE OS FUTUROS MÉDICOS IRÃO FAZER RESIDÊNCIAAAAAAAA???? Nem hospitais temos, faça-me o favor, antes de pleitear alguma coisa, pense na nossa estrutura, está perigando ficar até sem PA… E ainda tem gente que acredita.
NOTA DO BLOG – Já existem oito médicos fazendo residências na Santa Casa de Paranavaí. Ano que vem serão 16.