Educação especial ainda dá o que falar

Publicado em 15 de março de 2014

O blog recebeu grave denúncia contra a Administração Municipal, mais especificamente na área de educação especial. No e-mail encaminhado, as primeiras informações são relatos de descontentamentos com as mudanças na Educação Especial, o que não é novidade, já que as alterações ocorridas nesta área foram amplamente discutidas, inclusive aqui. Mas por se tratarem de denúncias graves merecem uma investigação se elas procedem ou não. Por enquanto, o que se pode dizer é que ainda tem pessoas não aceitaram as mudanças nas chamadas salas especiais, algumas inclusive foram fechadas.

Alda - 391x69

17 comentários sobre “Educação especial ainda dá o que falar

  1. Nossa essa história ainda continua, acho que tem gente brava porque agora perdeu o dinheiro. Parabéns ao prefeito que agora tomou a atitude correta contra esse grupo de professoras que ganhavam mais que as outras, tinha que acabar mesmo. Agora não adianta espernear já está decretado o fim desse 50% injusto.

    • quando as salas surgiram a prefeitura exigiu a qualificação para que as professoras pudessem ocupar as salas, qualificação para dar o atendimento adequado ás necessidades especiais dos alunos e CONCEDEU NA LEI DE PROMOÇÕES, CARGOS E SALARIOS DO MAGISTERIO 50% DE ADICIONAL SOBRE O VENCIMENTO BÁSICO, minha esposa que é professora do municipio desde aquela época fez PÓS GRADUAÇÃO NA FANP DE NOVA ESPERANÇA, ALMEJANDO UMA DESTAS SALAS E UM SALÁRIO MELHOR, ÁQUELA ÉPOCA ASSIM COMO HOJE, O MUNICIPIO CONTAVA COM CERCA 400 PROFESSORAS, MAS NAQUELE CURSO, QUE FOI PAGO DO PRÓPRIO BOLSO, FOI FREQUENTADO POR ELA E POR OUTRA PROFESSORA DE PARANAVAÍ, ONDE ESTAVAM AS OUTRAS TANTAS PROFESSORAS, ELAS NÃO SE QUALIFICARAM, NÃO CONHECEM AS LEIS QUE GARANTEM O ATENDIMENTO DAS SALAS ESPECIAIS E AINDA QUEREM ATRAPALHAR O CRESCIMENTO PROFISSIONAL DE QUEM SE DEDICA AO MISTER. É MUITO TRISTE A FALTA DE COMPANHEIRISMO DA CLASSE.
      ONDE HOUVER POBREZA DE ESPÍRITO NADA HÁ DE PROSPERAR.

  2. Parabéns ao Prefeito e a secretária Municipal Aparecida, fizeram justiça acabando com os 50% desse grupinho de professoras, temos uma ótima administração e eles sabem o que estão fazendo, tenho certeza que esse ato grandioso e de coragem é pelo bem da educação de Paranavaí! Deixa essas professorinhas espernearem.

  3. Achei digna a atitude do prefeito acabando com essa gratificação, sendo que essas professora devem ganhar igual a todas, não ganhar mais para atender um pequeno grupo de alunos. Sem dizer que elas se acham as melhores por ganhar mais, chegam nas escolas de carrão zero, andam só com roupas boas e salto alto. Agora sim! Vão trabalhar e vestir jaleco como todas.

    • Nossaaaaaaa que malvadesa! Chegou até arrepiar aqui … Beleza, vejamos o seu caso: Aonde diabos voce estava na hora de fazer o curso de especialização? Se toque criatura! Quem disse que o pessoal da sala especial não usa jaleco?! Ao contrario, usa mais que o professor do regular, porque tem que ficar atendendo CADA UM, eu disse CADA UM dos alunos com necessidades especiais DIFERENCIADAS, não é pra qualquer um, tá bom benzinho???!!!

  4. Ótima atitude da administração Municipal! Só espero que esse dinheiro seja dividido com os professores da rede, ou será que vai pro bolso de alguém? $$$

  5. O QUE ESTOU VENDO DESTES COMENTÁRIOS É SIMPLESMENTE A TOTAL FALTA DE CONHECIMENTO DA MÁTERIA EM EDUCAÇÃO ESPECIAL, ESTAS PROFESSORAS QUE ESTÃO POSTANDO NÃO TEM NENHUM CONHECIMENTO DE CAUSA, OLHAM PARA O CONTRACHEQUE E É TUDO O QUE VEÊM, É MUITO DIFÍCIL DAR AULAS A VÁRIOS ALUNOS QUE TEM DIFICULDADE DE APREENDER, O PROCESSO É MAIS LENTO, O PROFESSOR TEM QUE DESCOBRIR COMO A MENSAGEM VAI CHEGAR A CADA UM DE SEUS ALUNOS, É PARTICULAR, INDIVIDUALIZADO, NÃO É COMO NA SALA REGULAR, CHEGA LÁ AULA PROGRAMADA É AULA DADA, OS ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS TAMBÉM VÃO PARA SALA REGULA EM OUTRO TURNO PORQUE É SEU DIREITO GARANTIDO POR VÁRIAS LEIS, O OBJETIVO DE TUDO É A INCLUSÃO SOCIAL, MORAL E INTELECTUAL DA PESSOA, O QUE ACONTECE SIMPLESMENTE É QUE UMA PORCENTAGEM PEQUENA DE ALUNOS NÃO CONSEGUEM POR MUITAS VARIÁVEIS ACOMPANHAR O RITMO DO PROGRAMA ESCOLAR PADRÃO E É AÍ QUE ENTRA A SALA ESPECIAL, DE RECURSO MULTIFUNCIONAL, PROJETO RENASCER. QUANTO AO VENCIMENTO DE 50% É UM ÓTIMO INCENTIVO PARA QUE TODOS OS PROFESSORES BUSQUEM SUA QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL QUE SÓ LHE FARÁ BEM PROFISSIONALMENTE E PARA O QUADRO DE MAGISTÉRIO DO MUNICÍPIO ALÉM DE TEREM A CHANCE DE GANHAR UM ADICIONAL A MAIS NO SALARIO, E QUEM NÃO QUER ATUALIZAR SEUS CONHECIMENTOS, NÃO SE INTERESSA EM CONHECER AS NORMAS E LEIS QUE REGEM SUA PROFISSÃO, NÃO SÃO COMPANHEIRAS DE CLASSE, O QUE SE PODE ESPERAR DESTES PROFISSIONAIS?

  6. Estou satisfeita com a atitude da secretaria e do prefeito disseram que ia acabar e acabaram rsss! As bonitas devem estar esperneando perderam R$ 670 reais GOSTEI

    • Marcinha, primeiro: tu é invejosa pra caramba, ein? acredito que se vc pertencesse a classe, estaria, OBVIAMENTE lutando para receber mais tambem, e não ficar invejandO os 670 reais muito bem trabalhados dos professores (ELES LUTARAM PRA CONQUISTAR ISSO, VOCE NAO!!). Vai fazer uma especialização e sossega, mulher!!!

  7. Agora tenho certea que a secretaria Aparecida vai cumprir o que prometeu a todas nós, disse que ia acabar com a gratificação para dar aumento pra nós. Estou esperando, minha diretora disse que a Educação ia economizar dezessete mil reais, dividido entre nós da uns trinta reais. Agora eu querooooooooooooo prometeu tem que cumprir, mas sei que ela tem palavra disseram hoje que o aumento já vem mês que vem. Obirgada Aparecida Gonçalves por ter feito justiça e pensado na classe.

    • Não comemore antes do tempo, aqui é o Brasil! Lembra que os professores do ciclo básico recebiam 10%? Disseram que ia tirar para repassar aos demais… isso aconteceu? Os professores tinham 3 meses de licença premium… para ”economizar’, reduziram a 40 dias! Observe bem, só liberam a licença quando eles querem, por isso, professora da educação infantil, lute pelos seus direitos e não reclame pelos que os outros conquistaram. Sirva de exemplo.

  8. De acordo com meu conhecimento perante essa postura tomada pelos professores, acho uma tremenda audácea o que os profissionais estão fazendo uns com os outros. Vejam bem, minha gente: voces são uma classe de trabalhadores que praticamente vivem lutando pelos seus direitos, não há nada mais “normal” do que querer ver um colega de classe de faculdade (ou mesmo amigo) crescer na vida?! Voces estão lutando para tirar 670 reais da educação especial… para que, lhes pergunto? fará diferença na vida de alguem, fora na daquele cujo batalhou para conseguir tal remuneraçao – que aliás é um direito dele, pois foi feita uma lei para isso. Acredito, educadores, que o melhor (e mais sensato) a se fazer seria todos lutarem para AUMENTAR o salario, e não DIMINUI-LO.

  9. Secretária da Educação de Paranavaí, muito me entristece em ver que, você, sendo funcionária municipal, sabendo das dificuldades de sala de aula, aplicou uma postura inerente aos demais órgãos educacionais, levando em conta que a Secretaria do Estado do Parana alegou que os professores que recebiam os 50% de adicional continuariam recebendo até após sua aposentadoria, após concurso. E que agora, de acordo com a Nova Legislação, os novos professores não recebem mais, portanto, os professores que passarão por especialização nessa época da mudança da legislação (agora), estarão cientes que não receberão adicional, já os que recebiam desde épocas passadas, tem como direito continuar recebendo até após sua aposentadoria, levando em conta que na época a legislação atuou com eles da maneira no adicional. Nada mais justo, não acha?!

  10. Mais uma vez venho parabenizar este blog e seu criador, por dar oportunidade a todos, sem distinção, de escrever o que pensa à respeito do assunto que lhe interessa.
    Nesse caso, quero aqui elogiar a postura e coragem do Prefeito e da Secretária de Educação no que se refere a retirada da gratificação de 50% das Salas de Recurso Multifuncional e outras.
    Nada mais justo, senão vejamos:

    a) Fiz especialização em Educação Especial, paguei com o meu dinheiro, como as outras, mas nunca tive a oportunidade de assumir uma sala, pois não ia para escolha, ficando sempre na mão das mesmas pessoas;
    b) Trabalho com os mesmos alunos que frequentam a Sala de Recursos de maneira diferenciada, e mais vinte ou trinta alunos, dependendo da turma, o que não é nada fácil e não recebo nenhum centavo a mais por este trabalho;
    c) O Estado do Paraná já não paga gratificação para Classe Especial, ou Sala Multifuncional, quem fez o concurso para tal função, fez porque gosta do trabalho que realiza;
    d) Na escola em que trabalho, a professora da Sala de Recursos (Multifuncional) quando muito, trabalha com 3 ou 4 alunos e ganha 670 reais a mais mensal, e eu com 34, incluindo os que frequentam a referida sala, não ganho nenhum centavo a mais. É justo isso? E, não acontece só comigo, mas com a maioria das professoras e professores da rede municipal.

    Por esta razão, professora consciente que sou, só tenho a agradecer, pois realmente agora foi feito justiça, pois estamos em igualdade!

    • Por isso mesmo, professora consciente: Sou contra a postura do prefeito e da secretária por ter feito de maneira radical, nao foi conversado, nem entrado como um acordo. Chegou, pegou, assinou a lei e tirou… nem mesmo o governo Estadual fez isso, é uma falta de respeito com a conquista dos professores. Levando em consideração que voce também fez a especialização (com seu próprio dinheiro, assim como as outras) não seria mais sensato apoiar a ideia de um aumento ao contrario da diminuição de salarios para todos os profissionais da area da educação?

  11. O que chama atenção nesta discussão de professores é a forma corretíssima como escrevem. Não há erros ortográficos, de concordância, pontuação ou acentuação. É uma beleza.
    Coitado de nossos alunos!

  12. Nossa! Para mim essa briga não é dos professores, mas sim da administração contra uma classe, pois, até onde acompanhei os professores foram favoráveis a permanência dos 50%, ou estou errado?
    Leio aqui uma verdadeira covardia contra profissionais que contribuem na formação das nossas crianças, na sua grande maioria mulheres, mães, que conquistaram suas posições sociais no atual contexto, cumprem a jornada de trabalho, cumprem seus deveres de cidadãs e de provedoras de suas famílias. Trabalham com o que gostam, fazem a diferença na nossa cidade e principalmente atuam com um grupo de crianças tão frágeis.
    Na minha humilde opinião, a atual administração foi covarde, deu um presente despresível a essas Mulheres, bem próximo ao Dia Internacional da Mulher! Fica marcado aqui a data a todas as mulheres trabalhadoras, a toda categoria de professores isto foi o presente do nosso eleito Prefeito Rogério Lorenzetti, alguém que jamais saberá a força de uma mulher, pois mesmo humilhadas, não sabendo como cumprir suas obrigações financeiras no final do mês, estão trabalhando com a dedicação de sempre, dormindo tranqulilas com a certeza que não prejudicou ninguém, ao contrário atuando com a cabeça erguida mesmo frente a essa situação humilhante.
    Não podia ficar quieto frente a esse quadro deprorável da atual administração da nossa querida Paranavaí.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.