Dos Bastidores

Publicado em 06 de março de 2014

Circulando desde a semana passada a nova edição do Jornal Panorama, que também edita este Blog. E a coluna bastidores traz informações e comentários do meio político. E, como de costume, algumas notas picantes.

Justíssima
Se a expressão “saia justa” deixasse o sentido figurado e fosse aplicado literalmente ao prefeito Rogério Lorenzetti (PMDB), poder-se-ia dizer que ele não consegue dar sequer um passo com a possível candidatura do deputado estadual Teruo Kato (PMDB) para a Câmara Federal. Rogério está comprometido até o pescoço com a reeleição de Zeca Dirceu (PT). Não será fácil administrar esta situação.

Perdendo espaço
Primeiro foi derrotado na eleição para o Diretório Regional do PMDB. Mais recentemente perdeu as eleições para o diretório municipal do partido em Curitiba. Resumo: está cada vez mais difícil para o senador Roberto Requião garantir vaga em seu partido para se candidatar ao Governo do Estado. Sinal que a tropa de choque de Beto Richa (PSDB) está avançando sobre as hostes peemedebistas. Até porque, à outra candidata ao Palácio Iguaçu, Gleisi Hoffmann (PT), a candidatura de Requião é interessante para provocar um segundo turno.

Irreversível
Depois da última reunião do PDT de Paranavaí, o presidente José Edegar Pereira confirmou que será candidato a deputado estadual. Turbinou a sua candidatura a muito improvável desistência do deputado Teruo Kato (PMDB) ir à busca da reeleição.

Guarda Municipal

Há um grande esforço para que o convênio entre o município e o Governo do Estado, pelo qual a Polícia Militar vai treinar os guardas municipais de Paranavaí, esteja pronto para assinatura até o dia 13 próximo. Motivo: aproveitar a presença do governador Beto Richa (PSDB) em Paranavaí, na exposição agropecuária, a celebrar o convênio com muita festa.

Língua preta
Ironia de um peemedebista: “O Rogério (Lorenzetti) devia nomear o Luizinho da Saúde (Luiz Pereira Lucas, assessor do deputado Teruo Kato) como seu chefe de gabinete. Iria tirar um peso das costas do Lauro Machado (presidente do PMDB de Paranavaí) que deu corda ao Luizinho e agora não sabe o que fazer”. Luizinho começou a criticar o prefeito Rogério e o secretário da Saúde, Agamenon Arruda de Souza, com quem foi para as vias de fato.

Enquanto isso…
Mas até que o prefeito acate a decisão do irônico peemedebista ou de outro nome, a chefia de gabinete deverá ser ocupada interinamente pelo secretário de Governo, Nivaldo Mazzin.

Ao pó voltará
Começam a surgir rumores de que o vereador Roberto Picorelli (PSl), o Pó Royal, estaria desistindo de se candidatar a deputado estadual. Estaria propenso a apoiar um candidato à reeleição, com quem já teve fortes ligações, que já o teria procurado. Coisas da política.

Tucano assanhado
Nome que começa a ganhar força como possível postulante à Assembleia Legislativa, presidente do PSDB de Paranavaí, diz que está à disposição do partido.

Não decola
Informações de Maringá dão conta de que a candidatura do empresário da construção civil, Edenilson Rossi (PSD) não emplacou. O pré-candidato ao Governo do Estado pelo partido, Joel Malucelli, também parece ter tirado o pé do acelerador. Com isso, a pré-candidatura do ex-prefeito José Augusto Felippe a deputado estadual (com dobrada com Rossi a federal) parece que vai morrer na casca.

Vai enfrentar fila
Quando o governador Beto Richa (PSDB) chegar a Paranavaí no próximo dia 13 para visitar a exposição agropecuária, o deputado Teruo Kato quer recebê-lo já na condição de candidato a deputado federal. E quer seus afagos. Vai ter que pegar rápido uma senha, porque a fila já está longa para o beija-mão.

Zeca na abertura da Expo
O deputado federal Zeca Dirceu (PT) confirmou presença na abertura da Exposição Agropecuária de Paranavaí, no próximo dia 7, às 19 horas.

Harmonia
Depois do tumultuado primeiro ano, as previsões são de que 2014 deve ficar marcado por relações mais respeitosas e harmônicas entre o Legislativo e o executivo de Paranavaí.

Emperrado
O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Saúde, não consegue desatar os nós que estão retardando o lançamento do edital para as obras de ampliação e reforma do Hospital Noroeste, que passará a ser público e administrado pela Santa Casa de Paranavaí.

Arroz de festa
Candidato a deputado estadual pelo PTB, o chefe de gabinete da Superintendência dos Portos de Paranaguá, Sebastião Medeiros, deve passar a maior parte do tempo em Paranavaí enquanto estiver acontecendo a exposição agropecuária. Hora de fazer campanha.

Alda - 391x69

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.