Transporte de pacientes: denúncia e esclarecimento

Publicado em 21 de fevereiro de 2014

Recebemos uma denúncia, via e-mail, de um leitor que vamos identificar Apenas como Ricardo. Ele fala irregularidades na contratação de empresa para o transporte de pacientes a Curitiba. Mas suas denúncias são refutadas pela Secretaria Municipal de Saúde, que as associa a interesses políticos. Vamos aos fatos:
Ricardo relatou que uma empresa deixou de realizar o transporte “por falta de pagamento”. E que tinha informações de que o valor de cada viagem era de R$ 3.750,00. São feitas duas viagens por semana.
O leitor disse que como a empresa havia parado com os serviços foi contratada outra, sem licitação, por 60 dias, ao custo de R$ 9.750,00 por viagem. Para complicar ainda mais a situação, a nova contratada teria locado o ônibus da primeira empresam, paga-lhes os mesmos R$ 3.750,00 e o resto é lucro, sem ter que fazer nada na prática. “é muito estranho você não acha? Cadê os nossos vereadores para fiscalizar isso? Cadê o conselho da saúde? Vamos ver o que rola agora, abraços”, termina o e-mail.
Devido a gravidade das denúncias, procuramos a prefeitura pedindo explicações. E recebemos a resposta também via e-mail, que foi preparada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
Na nota a SMS esclarece que o contrato para o transporte de pacientes para tratamento fora de domicílio (Curitiba) iniciado em janeiro de 2013 expirou no dia 16/01/2014, “não restando nenhuma parcela a ser paga referente ao período da contratação. Neste contrato era pago R$ 3.900,00 por viagem, que levava cerca de 50 pacientes em ônibus convencional, com ar condicionado, banheiro, um técnico de enfermagem (da empresa) para acompanhar e médico assistente à distância, além do fornecimento de lanche, refrigerante e água mineral. Objetivando melhorias no sistema de transporte, que leva cerca de 500 pessoas por mês à Curitiba, esta Secretaria solicitou a realização de um novo procedimento licitatório para contratação dos serviços de transportes do paciente para fora de domicílio, incluindo a prestação de serviços de translado para cidades da região metropolitana da capital do Estado, serviços estes não contemplados na licitação anterior, gerando custos para o próprio paciente que utilizava-se do sistema de transporte público da capital ou taxi para sua locomoção até os Centros Médicos da região metropolitana”.
Diz ainda a nota que expirado o prazo do contrato e havendo necessidade da manutenção da prestação desses serviços, “houve a necessidade de manter por mais 30 dias os referidos serviços pela empresa. Considerando o tempo necessário para o cumprimento das formalidades legais para a realização da nova licitação, após os 30 dias os serviços passaram a ser realizados pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS), que oferece os mesmos serviços, com a mesma qualidade, respeitando-se os valores contratados pelo CIS, até a homologação da contratação da nova empresa vencedora do certame. Esclarecemos que a atual empresa que está prestando o serviço de transporte de pacientes à Curitiba é contratado pelo CIS e não pela SMS, sendo que todos os municípios da região da AMUNPAR integram o CIS e dele podem e devem usufruir dos serviços por ele contratados, posto que os serviços do CIS também são licitados”.
Na nota, foi colocada a seguinte observação: “Não é verdadeira a notícia de que estamos pagando R$ 9.750,00 por viagem. O valor que o CIS cobra por paciente é de R$ 181,64 (contratada pelo que sabemos a empresa Belidon, de Loanda). Para a SMS é vantajosa a licitação própria (não manter a utilização dos serviços do CIS), uma vez que historicamente o município tem efetuado contratações com valores mais vantajosos. Independente de qualquer interesse político que busca deturpar a realidade dos fatos, ao município compete honrar e primar pela saúde pública”.

Alda - 391x69

3 comentários sobre “Transporte de pacientes: denúncia e esclarecimento

  1. Taturana, uma indagação, se o contrato expirou em 16/01/2014, porque até agora ninguém marcou licitação e se marcou cade o edital comprovante que esta repartição está preparando nova licitação???? ou na pior hipotese incompetencia de alguém que não providenciou nova licitação antes do fim desse contrato pra não ficar sem esse serviço.

    NOTA DO BLOG – Tudo indica que alguém dentro da SMS pisou na bola e esqueceu de fazer a licitação antes de expirar o contrato. Como você disse, rolou incompetência de alguém.

  2. Não deixa de ser a grande diferença em relação ao valor que era pago antes e o que é pago atual ou seja R$ 181,64 X 50= R$ 9.082,00 para quem pagava antes R$ 3.900,00 da uma diferença de R$5.182,00, cade a economia? Onde isso é vantajoso para o município?? Fala sérioooo, acorda gente, compra um ônibus então vai ser bem mais barato rsrsrs

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