O prefeito Rogério Lorenzetti (PMDB) voltou a comentar a nova regulamentação do horário do comércio de Paranavaí. A nova postagem de festival de besteiras e a desinformação que está sendo difundida sobre o assunto “por indivíduos inescrupulosos, alguns sindicalistas e políticos descompromissados com a verdade”.
Leia abaixo a postagem do prefeito feito agora de manhã.
FEBEAPA, “Festival de besteiras que assola o país” sigla criada por Stanislau Ponte Preta, é a melhor definição do que está ocorrendo na cidade referente a desinformação criada por indivíduos inescrupulosos, alguns sindicalistas e políticos descompromissados com a verdade.
A nova lei segue diretriz maior das leis nacionais que autoriza, não obriga a abertura livre do comércio em todo o território brasileiro.
Vem substituir texto local vigente aprovado em 1971, que desautorizava qualquer abertura de empresas, salvo engano, depois das 18h durante a semana, sábado após o meio dia e aos domingos, totalmente desatualizado e fora da nossa realidade atual.
Os sindicatos, em acordos feitos nas convenções coletivas, poderão estipular regras adicionais e renumeração diferenciada para o trabalho em horários e dias alternativos.
Se não houver acordo, a relação trabalhista seguirá a lei nacional, que protege e diferencia com renumeração maior e condições diferenciadas para o descanso semanal, que continua obrigatório.
As mães trabalhadoras poderão alegar, junto aos empregadores, sua condição de não ter creche aberta, para a recusa do trabalho aos domingos, nenhum empresário deixará de ter bons funcionários por este motivo e uma boa escala de trabalho resolve este problema, seguindo o bom senso.
A grande maioria do comércio seguirá a condição atual de abertura, até porque não se justifica o custo a maior, com pgto de salários, que não encontra respaldo no faturamento.
Por outro lado, comércios específicos, terão a liberdade necessária para abertura aos domingos, que não será obrigatória, facilitando a vida dos consumidores, inclusive da região.
Enfim, a tendência de não ter grandes mudanças da situação atual é grande, o que não justifica a apreensão vivida por alguns comerciários que não aceitam esta condição de trabalho em feriados e finais de semana.
Aguardem mais um pouco antes de tirar conclusões, tenho certeza que não irão se decepcionar.
Todo progresso é construído pelo trabalho com investimentos. Novas vagas serão disponibilizadas aos trabalhadores e a disputa pela mão de obra qualificada vai aumentar salários.
Enfim paranavaienses, todos ganharemos com a nova lei.
“O tempo é o senhor da razão”.
Rogerio J. Lorenzetti
Prefeito reeleito de Paranavaí-Pr
Fevereiro de 2014
Tenho usado este espaço para fazer críticas e reivindicações. Mas precisamos aprender a fazer elogios quando eles são merecidos.
Por isso quero aqui elogiar o prefeito Rogério Lorenzetti que teve a coragem de enfrentar a cúpula do Sindicato dos Comerciários (antes ninguém teve peito para isso) e os seis vereadores (Aldrei, Walter, Zenaide, Galvão, Barini e Alves) que votaram pelo bem da cidade.
Aproveito para dar meus pêsames a diretoria do sindicato e aos vereadores Josival, Leonildo, Mohamed e Pó Royal, que queriam enterrar o futuro de Paranavaí e abriram suas próprias covas.
Esse problema foi criado exatamente pela falta de diálogo entre as partes, como sempre acontece! PELA TEIMOSIA, ARROGÂNCIA e orgulho, desejo de impor autoridade. Isso, não é nada democrático e nem civilizado…. Os vereadores se dividiram pra atender a parte onde estão a maioria de seus eleitores…. Não está errado mas também não cabe muitos elogios pois a meu ver foi uma decisão eleitoreira…. Tinha que ser melhor discutido, saber se essa flexibilidade da garantia ao trabalhador de continuar tendo seu emprego, após ter se negado a trabalhar por alguns imprevistos que possam acontecer no que seriam seus dias de descanso…. Eu já fui comerciário, e, mais, fui diretor tesoureiro do sindicato dos comerciários hoje, sindoscom e, no passado, participamos de varias negociações com os empresários da área e, sei que não é fácil, precisa muito equilíbrio e muita determinação pra conseguir alguns avanços para a categoria representada. Más; o que me estranha é exatamente a atitude de alguns em teimar em não respeitar o espírito democrático da câmara dos vereadores de nosso município que, embora na minha avaliação foi um tanto eleitoreira, mas teve também um cunho democrático. Não vejo em que eles estejam enterrando a cidade e, nem cavando sua própria cova como vc afirma. afinal; qual seria o certo, todos votarem com o prefeito? Desculpe-me mais ai eu os qualificaria como um bando de robôs, de MARIA VAI COM AS outras…. É… PESSOAS que não tem compromisso com ninguém a não ser consigo mesmo. J.P.DO PROGRAMA A VOZ DA COMUNIDADE.
Meu prezado JP.
Ninguém falou em todos votarem com o prefeito. Falei em todos votar pelo futuro da cidade. Pelo que você diz, se o prefeito, seja lá quem for, apresentar uma boa proposta e todo mundo votar a favor eles são robôs. Não queira defender o indefensável. Como diz um amigo: não corréje que pioréia. kkkkk
Meu caro curioso…. esse é seu nome? Eh… um tanto estranho não acha? pois é, eu sou João de PAULA CIDADÃO DE PARANAVAÍ A CINQUENTA ANOS. Mas deixa isso pra lá. O que eu quis dizer é que não devemos satanizar aqueles que votaram contra. Estamos em um pais democrático e, todos contribuíram com o processo democrático em construção tanto os que votaram contra, como os que votaram a favor. Nós brasileiros, temos que ser militantes políticos e, não torcedores políticos. J P. DO PROGRAMA A VOZ DA COMUNIDADE.
Difícil do povo entender né!!!!!
Só vejo com essa lei a regulamentação, ou seja, fazer valer o direito.de cada comerciante, de abrir qdo quiser e não qdo o sindicado impuser.
O minha gente, amo paranavaí, não amo o prefeito, mas isso valerá a pena….vcs vão ver!!!!
Se não der certo, a culpa será do radicalismo de décadas contra os Comerciantes de Paranavaí.
Parabéns Prefeito Rogério, voto no Senhor de novo.
Diz aí mano Taturana, ou quem souber. Corre a boca pequena que os sindicatos ficam com metade dos valores “arrecadados” com as multas aplicadas nas empresas. Se for verdade é um bom motivo pra sair arrumando encrenca com os empresários e multando suas empresas. É ou não é?
Simplesmente quero dizer ao Sr Prefeito parabéns, belas palavras, Paranavaí precisa deixar de ser uma cidade interiorizada e se abrir para novas ideias, para o desenvolvimento da cidade, assim com esta medida irá atrair maiores redes que aumentara a visibilidade da cidade….