Duas reuniões extraordinárias, uma com a Diretoria do Conselho Municipal da Saúde e outra com todos os Conselheiros, tratarão da divulgação da Agenda de Trabalho e da Constituição de uma Comissão para avaliar irregularidades nas eleições do CMS e proposta de revisão da lei que constituiu o CMS, seu regimento interno e o regulamento eleitoral.
A Agenda de Trabalho do CMS vai decidir sobre o acompanhamento dos serviços de combate a dengue, e os do PA e dos Postos de Saúde, para que haja profissionais suficientes para atender. Essa é também uma reivindicação Conferência Municipal, que exige cumprimento de horário de trabalho, ampliação e melhoria do atendimento, consultas de especialistas e mutirão de exames e valorização dos profissionais da saúde.
Já a Constituição de uma Comissão Especial terá por finalidade rever toda a legislação do Conselho Municipal, inclusive sobre a convocação e a realização das eleições, pois a legislação e a prática adotadas têm sido motivo de reclamações, que precisam ser esclarecidas. Desde o primeiro dia em que o advogado Waldur Trentini assumiu a Presidência do CMS percebeu que há conflito entre as normas e os procedimentos do Conselho e a legislação estadual e federal, e que há burocracia desnecessária quanto a pedido e disponibilização de informações e documentos entre o CMS e a Secretaria Municipal de Saúde, o que leva a tornar reservados documentos que deveriam ser públicos e acessíveis a toda a população. Por isso, o Presidente determinou, quanto ao trabalho do CMS, que todos os documentos e informações sejam liberados a todos que se interessarem sem precisar de requerimento para isso. Na opinião do Presidente do CMS, “o Conselho Municipal, a Secretaria de Saúde e a população não podem ser prejudicados por decisões fechadas ou individuais, pois elas não atendem ao interesse público”, entendendo que por isso é preciso mudar “ainda que se tenha que cortar na própria carne”.
Estou gostando de ver Dr. Waldur. Espero que consiga levar seus projetos adiante sem sucumbir às pressões que certamente acontecerão, se é que já não estão acontecendo. A transparência das ações da coisa pública é imprescindível neste momento da história. Penso ainda Dr. Waldur, que ao afastar a politicagem e passar confiabilidade de intenções aglutinará forças em benefício da coletividade.
Votos de sucesso
Quero deixar aqui meus parabéns a nova diretoria e ao Sr Waldur Trentini, que sempre lutou por esta causa justa e digna a tds os cidadãos que é pelo menos uma SAÚDE de QUALIDADE, pois ficar doente não é o querer nosso.
A Saúde do nosso País esta Precária mas qd temos um administrador que se coloca a fazer o melhor pelo seus representados a coisa muda de figura.
SUS Sistema ÚNICO de SAÚDE é Direito de tds, desde o menos favorecido como o grande latifundiário.
Não temo que pedir favor para político nenhum e ser bem atendido em tds os lugares que se refere ao atendimento da Saúde, seja no PAM, postinho, Santa Casa, UNIMED, enfim tds recebem verbas e não pouco para nos atender.
Qt a falta de documentação que a prefeitura não informa é direito nosso de saber de todos os detalhes, como vem as verbas, como esta sendo gerida.
Neste Ano de 2014 temos que esclarecer para o nosso povo em quem vai nos representar, não precisamos de favor de político nenhum e sim de DIREITOS.
Devemos cumprir com os nossos DEVERES enquanto ciadão, mas pelo visto só os impostos que pagamos a coisa já esta sendo Cumprida.
O ICMS que pagamos neste País e mais iiiiiis por ai.
Já podemos ter muita coisa de qualidade, não só a SAÚDE.
Tenho dito falta ADMINISTRAÇÃO e VONTADE.
com este tipo de secretario de saude, falta administraçao, voltade, e credibilidade junto a sociedade, essa é a verdade nua e crua. pobre saude