Conselho trabalha intensamente

Publicado em 22 de outubro de 2013

Recebemos do advogado Waldu Trentini o seguinte e-mail
Prezado Taturana (Chico Ramos). Registro meu reconhecimento pelas suas sempre atuais, contundentes e muitas vezes cortantes opiniões, que as respeito. Elas nos fazem refletir e crescer, corrigir rumos, melhorar. Peço a divulgação da minha observação sobre a Conferência, o Conselho de Saúde e a Postura da Promotora. Responsabilizo-me pessoalmente por todas as palavras e opiniões que expresso.

Conselho trabalha intensamente
Participei da Conferência como Observado(sexta-feira e sábado o dia todo). Antes havia sido convidado para contribuir com o Conselho como futuro conselheiro. Se Deus me der forças, participarei, para trabalhar, como sempre procurei fazer, embora reconheça que preciso trabalhar muito mais em favor do próximo. Vi o intenso trabalho foi desenvolvido pelo Conselho de Saúde, antes e durante a Conferência da Saúde. Realizou pré-conferências em bairros e distritos, ouviu a população e os funcionários da saúde, apresentou propostas importantes:
a-mutirão de consultas, exames e cirurgias que esperam há mais de ano;
b-mais médicos e melhor atendimento; manter abertos postinhos de saúde;
c-manter abertos postinhos nos dias de reuniões; revezar para não fecha todos;
d-hospital municipal; leitos hospitalares;
e-atendimento oncológico;
f-valorização dos trabalhadores da saúde; pagamento da insalubridade;
g-muitas outras propostas, que será divulgadas na ata da conferência.
Autoridades falam de política e Conselho falou do trabalho.
Antes do discurso da Promotora, falaram o Prefeito, a representante do Estado, e o Secretário Municipal da Saúde. Todos falaram de nome de políticos e enalteceram o trabalho dos politicos. O Conselho, nos dois dias de Conferência, não falou uma vez sequer de política e nem de políticos. Só trabalhou e apresentou propostas.
Promotora não participou dos debates e a notícia de seu discurso foi redigida pela Prefeitura (???)
Depois do educado discurso da Promotora Suzi Mara de Oliveira, na noite de sexta-feira(18) em que ela sugeriu que os conselheiros votam por interferência de terceiros, ela e outras autoridades retiraram-se da Conferência, não apresentaram propostas e foram embora. Nem tiveram “tempo” para assistir a palestra do Promotor Vilmar Antônio Fonseca, este que de forma didáticas, educada, humana e sistematizada, falou das funções do conselho de saúde, dos compromissos da promotoria, da independência necessária, de não politizar ações, e citou exemplos de atendimento e revelou que nesse trabalho é preciso estar 24 horas à disposição da população, e lembrou que muitas vezes acordou de madrugada para atender, e isso faz com alegria, pois é em favor da boa saúde púbica.
No sábado (19), quando a Conferência reuniu-se o dia todo para ouvir sugestões para apresentar propostas visando a melhoria da saúde, a Promotora não compareceu.
No domingo, o Diário do Noroeste em séria reportagem, do jornalista Reinaldo Silva, faz a cobertura da Conferência, entrevista os Conselheiros Arnoldo e Madalena, que falam do trabalho, e noticia o discurso da Promotora, em que ela cobra atitude do Conselho.
Ao lado da matéria do DN, do isento e responsável jornalista Reinaldo Silva, o discurso da Promotora está divulgado e transformado em notícia, acreditem ou não, assinada pela “Assessoria da Prefeitura (ou do Prefeito?) Municipal”.
Leiam, deve entrar para a história “da independência”.
São os fatos que eu vi, escutei e me surpreendi!!!

Waldur Trentini – RG-1146822-5-PR. OAB-8151-PR

Alda - 391x69

26 comentários sobre “Conselho trabalha intensamente

  1. Caro Dr. Waldur. Com do devido respeito que o senhor merece, há que se apontar o seguinte: Não haveria necessidade alguma do intenso trabalho do Conselho nem das pré-conferências em bairros e distritos, muito menos de ouvir a população e os funcionários da saúde, para apresentar as referidas propostas. Todas fazem parte de uma realidade nacional, e que, quero acreditar, ainda não foram solucionadas por falta de recursos.
    Uma curiosidade: o senhor aponta que a Dra Suzy deixou a Conferência após o discurso. E o Dr. Vilmar, permaneceu durante toda a conferência?

    • Promotora de Paranavaí e Promotor de Apucarana
      A Dra Suzi Mara é Promotora em Paranavaí.
      O Dr. Vilmar foi Promotor em Paranavaí e agora atende Apucarana.
      Ele veio a Paranavaí proferir a palestra principal da Conferência, no sábado.

    • O fato da comunidade se fazer presente a uma conferencia seja ela qual for, é uma exigência constitucional… a comunidade é convocada pra participar porque ela sabe o que está lhe faltando. Sobre o trabalho intenso a que o advogado se refere, é a mais pura realidade. Com o aumento da demanda no SUS, alguém acha que a realidade de todos municípios é a mesma mais não é, cada município tem sua demanda que pode ser diferente do outro. Já fui conselheiro por vários anos e sei, depende de muita força de vontade para atuar em um conselho pois é um trabalho voluntario. Sobre a não permanência do dr VILMAR, é fácil entender, ele foi convidado pra abertura do evento, ele não atua mais Paranavaí.

  2. UFA!! NÃO AGUENTO MAIS LER TANTA ABOBRINHA SOBRE ESSE ASSUNTO.
    ATÉ QUE ENFIM A VERDADE, SEM PAIXÕES FOI COLOCADA AQUI NO BLOG. PARABÉNS DOUTOR WALDUR.

    MUITOS, ATÉ A PROMOTORA, CONFUNDIRAM REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL COM CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE. NÃO É A PROMOTORA QUE FISCALIZA O CONSELHO? ENTÃO VÁ NA REUNIÃO DO CONSELHO E CORRIJA O QUE ESTIVER ERRADO. PODE ATE TER FALADO CERTO, MAS COM CERTEZA NO LOCAL ERRADO.

    • (…)
      NOTA DO BLOG – O comentário de JVS sequer tinha sido moderado (colocado no ar) para que a leitora pudesse fazer algum comentário sobre ele.

      • Desculpe-me dr Waldur pela intromissão, o cidadão esta se dirigindo ao senhor. J.P.DO PROGRAMA A VOZ DA COMUNIDADE.

    • Eu achei o seu comentário meio que desrespeitoso meu caro colega. Todo e qualquer cidadão tem o direto de comentar o assunto, pois o mesmo faz parte da vida de todos usuários e, tudo que for comentado, ajuda na formação dos interessados. Não é só o que é dito pelos mais informados que é certo. O exemplo disso, é o comentário de alguém que deveria ser considerado correto e que gerou toda essa polêmica. Ao comentar as pessoas estão procurando se informar e, isso é muito importante. Em um caso como esse; Nada do que se disser é abobrinha… J.P.DO PROGRAMA A VOZ DA COMUNIDADE.

      • VOCÊ ESTÁ ERRADO J.P.
        QUEM NÃO SABE… PERGUNTA
        A PESSOA PARA DAR PITACO TEM QUE TER CONHECIMENTO DO ASSUNTO, CASO CONTRÁRIO ESTARÁ CONTRIBUINDO PARA AUMENTAR AS INJUSTIÇAS.
        NÃO CONFUNDA LIBERDADE DE EXPRESSÃO COM MALDADE EM EXPANSÃO.

  3. Não é minha intenção desmerecer o trabalho do Conselho, nem a importância das pré-assembleias. Apenas registrar que as propostas, até se prove o contrário, fazem parte de uma realidade nacional e inviáveis por falta de recursos.
    Um diretor de empresa tinha a seguinte frase na parede, atrás de sua mesa: “você traz a solução ou faz parte do problema?”
    Assim sendo, as propostas não contribuem para a solução. Por outro lado, se existisse uma receita mágica, ou diferente, seria aplaudida por todos os brasileiros.
    OBS: até no país mais poderoso do mundo a saúde é um problema e tem sido tema do principal debate político dos USA

  4. Sábias palavras Dr. Waldur. Para quem observa de perto o trabalho do Conselho de Saúde em Paranavaí, e das mudanças que ocorreram em sua gestão até chegar na atual, sabe que um trabalho de fiscalização bem feito e com dedicação na melhoria da saúde em Paranavaí incomoda, e com certeza alguns preferem equiparar esse trabalho com política para denegrir a imagem de voluntários, que muitas vezes, deixam seus empregos para tentar ajudar a saúde, quantas vezes de madrugada. A Conferência foi usada de forma errada, com discursos carregados, por pessoas que jamais imaginaríamos que o fizessem, pois deveriam defender o Controle Social, assustando a população, que até Moção de Repúdio fez, e a mídia preferiu ainda assim dizer que quem as fez foi o Conselho. O Promotor Vilmar que realmente atuou de forma correta enquanto esteve em Paranavaí, em consonância com os interesses da população junto ao Controle Social, veio, cumpriu seu papel de Conferencista, deixou sua colaboração sem atingir ninguém, e continuou com sua agenda. Parabéns guerreiros, não desistam!! Hoje se passa por isso em Paranavaí, mas é resposta de que a população acordou e está fiscalizando dentro do Controle Social, através de entidades sérias, o que atormenta o executivo (que não sabe aproveitar os apontamentos) e seus “amigos”.

  5. Zé Patriota, concordo com vossas palavras, e outra indagação que faço: que ação, ou o que o conselho fez em prol da saúde ao invés de “bater”, caro Colega Zé Patriota? Sabe porque o conselho está “pulando” de raiva da Dra, porque ela abriu o “verbo”, e o Doutor ficou do lado deles, então é fato, o conselho teria que achar alguém pra “resmungar”, e de modo o algum o CMS gostaria que alguém “cutucasse” eles, é duro ouvir a verdade, assim como foi dito por uma Autoridade da Cidade.

  6. Com todo respeito ao Dr. Waldur e aos demais conselheiros, fora da emoção e do calor do debate, e sem tomar partido da promotora ou do CMS, há algumas questões que devem ser respondidas, e que até agora há um silêncio sepulcral.
    A promotora disse que há interesses políticos no CMS. A denúncia é requentada. Na campanha passada já se falava que o PT e aliados do vereador Pó Royal dominavam o Conselho. E ninguém falou ou escreveu uma linha sobre isso.
    Disse que os conselheiros não têm conhecimento técnico, ninguém apresentou um diploma de um curso básico ou que leu algum livro sobre o assunto.
    Disse que as prestações de contas não são aprovadas sem justificativas. Silêncio também.
    Disse que em algumas reuniões que participou houve gritaria e desrespeito. Ninguém se defendeu.
    Disse que não há diálogo. Não houve justificativa.
    Disse que o CMS não teve um projeto de combate a dengue ou a drogadição. Silêncio outra vez.
    Em vez de apresentar propostas ou contrapor os argumentos da promotora, preferem descredencia-la porque ela não participou do segundo dia da Conferência. E a sua ausência desmente o que ela disse no dia anterior?
    Acho nobre a atuação dos conselheiros, que voluntariamente se dedicam ao assunto. Mas a nobreza deve ir além, a ponto de reconhecer erros e corrigi-los. E se defender de eventuais injustiças.

  7. Tenorio e ze patriota faz como eu, não se mete, vocês não sabem para que serve uma conferencia e ficam dando pitaco.

  8. gente a saude em paranavai tem problemas como em qualquer parte do brasil. os problemas em paranavai se resolvem com facilidade. coloca quem entende de saude na secretaria, cobra dos medicos mais dedicação e menos hora extras, cobra do conselho para fiscalizar a saude. chega de só despachar para arapongas, maringa,londrina e para o cemitério.quem conhece faz não fica só ofendendo funcionários. acorda rogério

    • kkkkkkkkkkkkk vc deve ser um revoltado…..não conhece a saúde nada… nada…. o que sabe da saúde????? sabe qtos foram atendidos??? qtos exames foram realizados???sabe nada…. se soubesse não falaria tanta asneira…..se informe primeiro….

      • Silvana, Para que Hospital Municipal!!, se tem Santa Casa, reforma do Hospital Noroeste, tudo mantido em
        convênio com Governo Estadual é não funciona! o Hospital Municipal vai ser mais um!! aumentando para mais cabide, estou errado??.

  9. PLANO NACIONAL DE ATUAÇÃO MINISTERIAL EM SAÚDE PÚBLICA:
    http://www.mp.rn.gov.br/controle/file/Plano%20Nacional%20COPEDS_2007.pdf

    QUEM TIVER PREGUIÇA DE ABRIR O LINK E LER:
    SERÁ QUE A PROMOTORA ESTÁ CUMPRIDO ESSE PLANO?

    5.6 – CONTROLE SOCIAL:

    5.6.1 – Fiscalizar a regular instituição dos Conselhos de Saúde e suas condições de funcionamento, (ONDE FUNCIONA O CONSELHO?) comparecendo, se possível, às suas reuniões, examinando suas atas de trabalhos e promovendo as medidas necessárias ao regular exercício de suas atribuições. (ELA TEM COMPARECIDO NAS REUNIÕES DO CONSELHO?)

    5.6.2 – Participação nas Conferências de Saúde, velando, quando cabível, pela observância de suas proposições de política de saúde pelos respectivos gestores.
    Manifestar, quando oportuno, a posição do Ministério Público. (A SUA MANIFESTAÇÃO NÃO TERIA QUE SER NA REUNIÃO DO CONSELHO E NÃO NA CONFERÊNCIA? FOI OPORTUNA?

    5.6.3 – Contribuir para a informação e o aperfeiçoamento técnico de Conselheiros de Saúde. (QUAL TEM SIDO A CONTRIBUIÇÃO DA PROMOTORA?)

    ME POUPEM DE “ACHOMETROS” , LARGUEM MÃO DE FOFOCAS E FAÇAM AFIRMAÇÕES FUNDAMENTADAS.

  10. Senhor ”Usuario”, sei mto bem o que aconteceu e o que acontece, sei que la foram colocadas inúmeras propostas dos mais diferentes tipos para os inúmeros casos problemáticos da saúde da nossa Estimada Paranavaí, se você não sabe, procura se inteirar do assunto e participe da próxima, daqui a 2, 4 anos, agora infelizmente não foi exatamente isso que ocorreu, tivemos inúmeras propostas sim, fato, mas tb tivemos uma briga politica que envolve alguns conselheiros (funcionários de Entidades de Saúde) mas que pelo visto pouco contribuem para a melhoria desta.

  11. A Saúde em nosso País esta realmente um CAOS, mas cada um deve cuidar para que se propôs enquanto administrador eleito de nossa cidade.
    Mas tem acontecido barbaridades enormes na nossa administração em todas as secretarias não só na Saúde.
    Por simples falta de conhecimento ou Soberba de muitos.
    Vou alertar a tds secretários, cargos é só passageiro.
    A vida continua, daqui 3 anos td mudará, mas infelizmente em vez de administrar ficam malhando o que já passou e muitas picuinhas.
    Vamos cuidar do povo que precisa pressa.
    Coloque-se Sr prefeito e sua família no lugar de quem fica esperando para marcar uma consulta com especialista mais de um ano, aí sim você verá que a dor tem pressa..
    Chega de mesmice, vamos com humildade reconhecer que temos muito que trabalhar para nossa cidade se desenvolver.
    Brigam por td, abre mercado, fecha mercado, fulano foi adversário, cicrano é do partida tal e ai se vai e o tempo passa e quem perde é aquele que não tem VOZ e nem VEZ!!!!!!!!!

  12. Acontece que este CMS não faz nada, além de política, ao usuário mesmo ele não está nem aí. O que gosta de fazer é criticar, porém não trás solução nenhuma, tem que renovar todos os conselheiros, colocar tudo novo lá aí, acredito, que vai funcionar.

  13. Parabéns Conselho de Saúde pelos serviços voluntários prestados aos “pequenininhos” como disse o Doutor Waldur na reunião da Conferência.

  14. Mas Bah! uma pena que o Taturana não identifique os comentaristas. Alguns, ou são de algum partido radical ou do conselho. Não só por suas opiniões relativas a este caso, mas, a todas as relacionados com os poderes constituídos. De qualquer forma todos devem ter direito a opinar, até porque, é uma contribuição social. Mas se não for feita de forma coerente e imparcial, perde a credibilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.