Promotora dá esbregue no Conselho de Saúde

Publicado em 19 de outubro de 2013

A promotora Suzy Mara de Oliveira, da Promotoria de Saúde Pública, passou uma descompostura no Conselho Municipal de Saúde, na abertura da Conferência Municipal da Saúde, ontem à noite, na Unidade Polo. Ela fez um pronunciamento dirigido aos conselheiros, falando da democratização da saúde, que aconteceu há 23 anos. Falou das dificuldades iniciais de garantir a participação popular. E foi incisiva: “Após 23 anos do processo de democratização da saúde vejo alguns problemas que têm que ser enfrentados em relação a Paranavaí”. E aí começou o rosário de broncas:
– Citou interesses classitas e políticos acima dos interesses da população;
– Disse que a paridade deixa a desejar e que os representantes dos usuários não possuem conhecimento técnico;
– Frisou que o Conselho de Saúde não é espaço para exercício do poder, disputa de egos e interesses políticos;
– Em relação as prestações de contas, a representa do Ministério Público, asseverou que “ora não se posicionam deixando de decidir, ora decidem pela sua não aprovação sem fundamento na decisão não explicando o porquê, causando assim entraves ao bom andamento nas questões da saúde”;
– Revelou que nas reuniões que participou viu, “com indignação, por mais de uma vez, conselheiro insurgir contra argumento do gestor da saúde de forma desrespeitosa, aos gritos, mas sem um argumento técnico que apontasse as falhas e os acertos das questões postas. Este é o triste cenário que percebi”;
– Suzy argumentou: “à essas pessoas que se julgam esclarecidas e conhecedores da lei e das questões da saúde, eu digo: quem não consegue mudar sua forma de pensar não consegue mudar mais nada. Poucas vezes vi bom senso em dialogar e resolver, conforme deveria ocorrer em regime democrático”;
– Como não há diálogo, a promotora perguntou: “até onde vai a vontade do Conselho de resolver realmente os problemas da saúde de Paranavaí?”;
– “Se o tema da Conferência é “Nós podemos melhorar”, então comecem melhorando suas formas de agir como conselheiros, capacitando-se para o exercício da função”;
– Lembrando o tema da Conferência, a promotora questionou: “quais ações desenvolveu o Conselho na epidemia da Dengue em Paranavaí?” e “qual ação desenvolvida pelo Conselho na questão da drogadição dessa cidade”.
A Conferência acabou sendo um tiro pela culatra para o Conselho, que convidou o promotor Vilmar da Fonseca, que já atuou em Paranavaí, na esperança que ele detonasse o poder público. Na sua palestra, Fonseca se ateve à legislação, enquanto a promotora Suzy meteu o dedo na ferida.

Alda

53 comentários sobre “Promotora dá esbregue no Conselho de Saúde

  1. A CASA CAIU PARA O CONSELHO……KKKKKKKKKKKKSE ACHAM O BICHO DA GOIABA……TEM GENTE QUE SE ACHA O DONO DO CONSELHO….HUM…TEMOS QUE POR GENTE NOVA NESTE CONSELHO….

    • Ás Audiências Públicas que assisti o que eu sempre vi, foi o prefeito e o secretário apresentando projetos e propostas para Paranavaí e poucas vezes vi os representantes do Conselho apresentando projetos que realmente auxiliasse o problema da saúde pública. O que enxerguei como Administradora Pública foi pessoas somente preocupadas em denegrir a imagem de nossos representantes políticos, fazer polêmica pela polêmica e nada de eficaz. Não sou administradora por votação, mas sim por formação nos bancos acadêmicos, está na hora de pararmos de brincar de deus e sim de buscar caminhos e solução para nossa cidade e deixar os debates políticos para as épocas de campanha.

      • Não sei quem é a CIDADÃ PARANAVAIENSE, porém, uma pessoa que escreve DEUS com letras minusculas só pode mesmo querer defender a imagem já denegrida e não por conselheiros mas pelos próprios atos dos políticos de profissão e não de vocação. Os debates sugeridos para época de campanha deveriam assim como as pesquisas serem registrados em cartório para cobrança posterior.

    • eu não sabia que Paranavaí tem conselho de saúde, fizeram o que? podiam pelo menos aparecer de vez em quando..

  2. Lamentável a postura da Promotora na abertura da Conferência. Se havia alguma vontade da população em efetivar a participação no controle social ontem, terminou totalmente com a enxurrada de opiniões próprias de alguém que deveria incentivar essa participação da comunidade, que deveria parabenizar um dos únicos conselhos da região que faz seu trabalho efetivamente. O Promotor Vilmar fez seu papel, como haveria de ser, palestrando, mas alguns discursos estavam cheio de raiva, havendo até um paradoxo em seus discursos com seus atos na presente Conferência. Realmente lamentável…

    • Lamentável é ter um grupo de conselho que não resolve nada… tem que falar mesmo, pq saúde publica não é para estar sendo utilizada em melhoria de imagem de politico, um ícone disso é o próprio Pó Royal que usa os recurso que tem na secretaria de saúde para poder melhorar sua imagem de político… isso tem q acabar e por isso q do meu apoio para Dra. Suzy……

      • Lamentável é seu comentário e esse monte de cargo comissionado aqui relacionando Pó Royal com Conferência de Saúde e Conselho de Saúde, o que não tem absolutamente nada a ver uma coisa com a outra e muito menos com a matéria publicada no Blog. Mas, espera um pouco, deve ter sim né, é preciso manchar esses dois citados pra deslanchar uma certa pessoa como deputado estadual né. Resolver o problema deve ser fazer proposta la na loja maçônica né!!

      • Muita me espanta um cidadão se intitula zé ninguém faça um tipo de cometário!!!! vc. por um acaso almenos sabe o que significa um conselho de saúde????? com certeza não…..

    • Mexer na ferida doi né parceiro?
      E onde existe efetividade neste conselho? Maioria demagogos, politiqueiros meia boca….. já ouviram o ditado né? “cão que muito late, não morde…….” apresentem propostas, deixem de ser reclamões…. e tenham mais humildade e atitude.

  3. Dra. Suzi um exemplo de dedicação e responsabilidade, de nada adianta montar um esquema todo fazer uma maquiagem toda na situação, se internamente o conselho não consegue resolver seus próprio problemas não da solução pra nada essa foi a 11 conferencia e nada será resolvido, Dra. Suzi está corretíssima, e inteirando o comentário é necessário que se tenha uma próxima gestão no conselho capacitada e competente a resolver as adversidades que surgirem, vamos primeiro consertar a casa.

  4. Elisa concordo com você, você sabia que o presidente do conselho é funcionário da santa casa a quem ele deveria fiscalizar para melhorar a saúde em Paranavaí, parabéns Dr. Suzy pela coragem e o dever de esclarecer essas barbaridade do conselho municipal de saúde de Paranavaí.

    • Sr. Rafael primeiro se informe de como funciona um conselho de saúde depois o sr. da sua opinião, se fosse assim funcionários da secretaria municipal de saúde não poderiam ser conselheiros e a santa casa não é um hospital público é um prestador de serviços a prefeitura…………..

      • É… MAS FISCALIZAR A SANTA CASA NINGUÉM FISCALIZA… PQ SENÃO O PRESIDENTE DO CONSELHO GANHA AS CONTAS… KKKKK

  5. Parabéns aos voluntários do Conselho de Saúde de Paranavaí pelo ótimo trabalho. Quem luta pela saúde pública de qualidade faz história.

    • Que luta????
      pq a cada dia ta piorando tudo…..
      eu to a 5 meses esperando por uma consulta que o próprio medico indicou no encaminhamento como URGENTE e nada adiantou……
      agora me fala no que ta MELHORANDO?????

      • Zé ninguém, e isso é culpa do conselho??? é eu acho que vc. realmente não sabe o que é conselho de saúde, o pouco que eu sei o papel do conselho e fiscalizar mas as ações são da secretaria de saúde…. Eu concordo plenamente quando vc. diz que não melhorou nada pois nossa administração atual é PÉSSIMA

  6. PARABÉNS A PROMOTORA DE PARANAVAI…. QUE REALMENTE VIU A CARA E ÉTICA DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE .. ..SE NÃO MUDARMOS OS INTEGRANTES DO CONSELHOS A SAÚDE…. SÁUDE E CONSELHO TEM QUE TRABALHAR EM PARCERIA…. NÃO QUERER SEMPRE O CONTRA…. PARANAVAÍ ESTÁ PERDENDO COM ESSE CONSELHO….ATÉ QUE ENFIM UMA PESSOA CULTA COMO A PROMOTORA PERCEBEU ISSO…PARANAVAÍ AGRADECE A PROMOTORA….MEUS PARABÉNS DOUTORA SUSI….

  7. E o Pó Royal vão fazer o que agora? Vai defender a promotora (é puxa-sacos de todos os promotores) ou vai defender o Conselho de Saúde, do qual ele se acha dono?

  8. O Conselho de Saúde de Paranavaí é um do melhores do Paraná. É maravilhoso esse trabalho voluntário em defesa da saúde publica de qualidade.

  9. Parabéns a Dra Suzi, a vida toda nessa Paranavaí, sempre ouvi o conselho descendo o “pau” na saúde, e uma pergunta que ação concreta o conselho fez em prol da saúde da cidade??? Ao invés de criticar tanto ponha-se a ajudar.
    Difícil ao conselho ouvir a verdade dita por uma Autoridade do Município.
    Mas não se vê quantas vidas foram ajudadas e salvas, quantos exames foram feitos, quantas consultas foram feitas. Dra Suzi, Sucesso.

  10. Esse Conselho de Saúde dá problemas a todas as administrações. Não é um fato novo. Eles são do tipo “Hay Gobierno? Soy Contra!”. E a promotora foi no mesmo diapasão: “”Hay que endurecerse, pero sin perder la ternura jamás”.

  11. Só para dar o meu Pitaco!!!!!!
    O que acontece no nosso País é um desmando total na SAÚDE, mas tem casos e casos, cidades e cidades. Viajo muito e tem cidades que estão de PARABÉNS com a sua administração e com seus conselhos que realmente lutam por melhores atendimentos e sempre prevalecendo os direitos do POVO,
    principalmente os menos favorecidos.
    Quero esclarecer que a SAÚDE Pública SUS é direito de tds, tanto o mais rico como os mais pobre.
    Mas falta em nossa cidade em primeiro lugar Humildade do nosso administrador, quer ganhar tudo no grito.
    Tá ai o Grupo da Dor tem pressa, temos um impasse neste tema e trabalho para atender os doentes de Câncer.
    Umuarama logo vai inaugurar seu Hospital de Oncologia e nós como ficamos??????
    Enquanto estes grupos Políticos que ficam só de Picuinhas a População é que sofre.
    Infelizmente a nossa cidade vem sofrendo, mas td isto quem sabe logo acabará.
    Vamos caminhar com uma construção da cidadania de nossos jovens.
    Futuras lideranças tem que serem criadas .
    Pois cada um desse ai só tem olhado para o próprio Umbigo e o povo morrendo nas filas da Santa Casa e do PAM.
    Hospital Municipal URGENTE.

    Vamos lutar pelos nossos direitos nossa cidade não passa de uma mera cidade de porte vai e vem em sua População

    • Tudo farinha do mesmo saco… O dia em que a saúde deixar de ser usada como cabo eleitoreiro, aí sim teremos uma saúde e uma previdência justa, é inadmissível uma região composta por mais de 26 municípios ter que ficar implorando para nossas lideranças

      • Continuando,meu comentário acima em épocas de eleições eles trazem uma ambulância ali outra lá, doam passagens para o cidadão ir fazer tratamento em outros centros e tudo continua a mesma M…, me desculpe a palavra mas não outro adjetivo a comparar.

  12. PARABÉNS DRA. SUZIMARA, CONHEÇO O SEU TRABALHO, AQUI EM PARANAVAÍ O EGO DAS PESSOAS ESTÁ ACIMA DE TUDO. OU AS PESSOAS REALMENTE TRABALHA PENSANDO EM RESULTADOS POSITIVOS OU PARA COM ESSAS CONFERÊNCIAS QUE NÃO LEVA A NADA.

  13. Parabéns promotora pela sua fala tem que mostra para este conselho que eles não são os donos da saúde não, mas sim um povo que não tem opinião e tudo que um tal de Dr……. Fala la é lei para ela kkkkkk muito bom o pronunciamento da senhora promotora……

  14. Trabalho intenso do Conselho de Saúde
    O Conselho de Saúde, a Conferência de Saúde e a Promotoria de Defesa da Saúde têm o dever de avaliar a situação da saúde e ofertar propostas para a melhoria.

    Durante todo dia de ontem (19/10/2013) o Conselho de Saúde trabalhou intensamente, reunido na quadra de esportes da Unidade Polo, com sol escaldante, organizando a Conferência da Saúde, ouvindo usuários, trabalhadores, prestadores e o poder público, reunindo propostas para a melhoria da saúde. Participei como interessado em oferecer propostas concretas principalmente em defesa dos pequeninos, que mais precisam de nosso empenho. Muitas propostas foram aprovadas, a bem da população.

    Promotora ausente e sem proposta
    Depois do discurso muito educado da Promotora Suzi Mara de Oliveira, na abertura da Conferência (18/10/2013), em que não apresentou nenhuma proposta, ela deixou a Conferência, com outras autoridades, não ouviu a Palestra principal de seu colega de Promotoria, Dr. Vilmar Antônio da Fonseca, e no dia de ontem (19), dia de trabalho e de propostas e não de discursos, ela não compareceu e não enviou nenhuma proposta.

    Exemplo
    Em palestra humana e técnica, o Dr, Vilmar Antônio da Fonseca, hoje atuando como Promotor em Apucarana, falou com o coração e didaticamente, disse da obrigação do Ministério Público e dos Conselheiros, afirmou que como Promotor fica à disposição da população 24 horas por dias, muitas vezes é chamado de madrugada, mas sempre atende, pois é a sua contribuição para melhoria do serviço público. Disse que em Apucarana tem ajuizado ações contra o Município e o Estado, para garantir o atendimento a quem precisa.

    Waldur Trentini – RG 1146822-5-PR.

    • Parabéns Dra. Susi. Continue assim, apoiando a população, seu discurso foi autêntico e o povo de Paranavaí precisava disso. Esse conselho da saúde necessita se reciclar, ter pessoas comprometidas com a nossa população.

    • Sr. WALDUR muito bom ver pessoas escrever o que o senhor pensa.
      Apesar de discordar um pouco do senhor, mais pela minha educação, não discorda de uma pessoa mais esclarecida como senhor.
      Fico um pouco indignado, onde esperava do senhor.
      Iria reclamar, como foi tratado as pessoas, nessa reunião.
      Que eu saiba, foi inaugurado a pouco tempo o recinto denominado ARMANDO TRINDADE FONSECA, para realizar esse tipo de reunião.
      Acho uma falta de respeito as pessoas ficarem sobre um sol escaldante (como o senhor se refere), tendo Paranavaí vários locais com melhor infraestrutura?
      o que significa que o alto escalão quer que esse povo se dane.
      Não podemos dizer que A ou B.
      Saíram antes por estarem constrangido com devido local.
      Se eu fosse um promotor,jamais iria num lugar desse.
      É a mesma coisa convidar um convidado para sua casa e ir conversa com ele no banheiro.

    • Parabéns Dr. Waldur pois são palavras verdadeiras que relatam exatamente o que aconteceu na conferencia Municipal de Saúde eu estive la e presenciei exatamente isso que o sr. dignamente acabou de relatar.

  15. Agora estão querendo transferir para a Dra. Susi a responsabilidade de definir as políticas municipais de saúde. É duro quando as pessoas não tem preparo e humildade para ouvir críticas, repensar sua forma de agir e procurar melhorar. Lamentável a reação do Conselho e, pior, pela reação significa que vai continuar tudo igual, gritarias, falta de diálogo, falta de bom senso, enfim, um espaço para exercer o poder e colocar interesses pessoais acima dos coletivos.

  16. Parabéns Dra.Suzy, realmente falou uma verdade, que por questões de política esse conselho da saúde só prejudica a população de Paranavaí, chegou a hora de dar uma basta nestes conselheiros que de técnicos nada tem, que estão alí somente para tumultuar e querer chegar ao poder na política através de criticas infundadas, para beneficiar pessoas que ocupam cargos públicos, como o sr.vereador Pó Royal. Isto é uma vergonha para Paranavaí. Ainda bem que temos uma promotora que está vendo está situação que só prejudica Paranavaí .

    • O PRÓPRIO NOME DIZ: CONSELHO SOCIAL, PARA QUEM ENTENDE DE LEI SABE QUA NÃO É OBRIGADO TER CONHECIMENTOS TÉCNICOS, SE ASSIM FOR A POPULAÇÃO NÃO PODERÁ PARTICIPAR DE NENHUM CONSELHO, É UMA INCONGRUÊNCIA VINDO DE UMA AUTORIDADE…

  17. Turma aqui critica só o pó royal.
    Pode ser que ele aproveita a saúde para conseguir votos, mas pelo menos ele ajuda.
    Agora a Zenaide foi eleita porque? NIS
    O Walter dos Reis porque? Aposentadoria.
    O Morramad foi eleito porque? Rádio.
    O Galvão foi eleito porque? Apae
    São eles os culpados ou o povo que não sabe votar???
    Se vende por qualquer ajudinha.

  18. Me desculpem em discordar com opiniões de algumas pessoas que colocaram comentários que defenderam o conselho municipal da saúde, realmente fossem bons analisadores não teria essa opinião deste atual conselho, pois a maioria dos conselheiros não tem capacidade de analisar os relatórios enviados ao conselho e nem capacidade de dar sugestões de melhoria, só sabem criticar. Foram criadas varias comissões de conselheiros para acompanhar os trabalhos e programas que são realizados na saúde, mas nunca visitam e nem acompanham. Eles só querem falar que falta médico, consulta, exames etc. , mas os programas que funcionam muito bem eles nunca menciona, reprovam as contas da saúde seguindo a opinião de uma pessoa lá do conselho, que tem problemas particulares e políticos com o município, não sabem as consequências que isso logo impedirá o recebimentos de verbas para nosso município. E para aqueles que não gostaram do discurso da promotora deviam aplaudi-la, pois falou toda a verdade. Os conselheiros que não tem opinião própria na hora de votar devia prestar atenção no que ela falou.

    • Observadora qual cargo de confiança vc. exerce dentro da secretaria???? pois esse seu comentário de entregou!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  19. Na minha opinião deveria dissolver este CONSELHO DA SAUDE e começar tudo novamente, pois na maneira que está é uma VERGONHA.

  20. Quero aqui registrar o meu total apoio e concordância com o discurso da Promotora Suzy Mara.
    Eu já tive o desprazer de participar de algumas reuniões do conselho e realmente o que a Promotora disse não há nenhuma vírgula de mentira.
    Todas as pessoas que se opõem ao discurso se sente com o orgulho ferido e como ela mesmo disse, não aceita de maneira alguma críticas.
    A Promotora teceu críticas construtivas e não ofendeu ninguém. O conselho pega bem mais pesado com as autoridades. Já vi sinais de desrespeito bem maiores por parte do conselho.
    A Promotora (com P maiúsculo) deu uma verdadeira aula de bom senso para toda Paranavaí. Em muitos anos que estou em Paranavaí, nunca vi uma verdade tão cristalina e incômoda ter sido colocado da melhor maneira possível.
    Ao pessoal do Conselho, não digo “bem feito”. Apenas espero do fundo do meu coração que vocês possam refletir com tudo o que ouviram, de verdade. E, que possam lutar pela Saúde de Paranavaí, não pelos seus interesses políticos.

  21. Paranavaí tem sérios problemas de desmando na saúde publica, tanto na municipal quanto na estadual, sou paranavaiense sempre trabalhei e amei essa cidade, quando necessitei de medicamentos importados para o tratamento de meu filho “insulina” tive que comprar nas Fármacias da cidade por um período de 4 anos, pois o 14ª Regional da Saúde não liberava os pedidos, alegando que meu filho poderia usar as insulinas fornecido pela Secretaria Municipal de Saúde, contrariando a prescrição do medico endocrinologista que prescrevia insulina “Novo rapid e Lantus” que são importadas, a qual já fazia uso e seu quadro de glicemia foi controlado. Por motivo de trabalho mudei para Maringá há exatos 5 meses, no 2º mês de residência em Maringá procurei a Secretaria de Saúde de Maringá e fomos atendidos na 1ª reivindicação, meu filho já faz uso de insulina prescrita conforme orientação medica há 3 meses. “fornecido gratuitamente pela secretária”.
    Assim acredito que as diretrizes desses órgãos de Paranavaí não tem os devidos conhecimentos técnicos na área de saúde, ou…….. “não gostaria de citar possíveis interesses de grupos”. mas passei por essa infeliz situação.
    É lamentável.
    Gente ruim de serviço, gente com interesses próprios, incompetência, falta de profissionalismo isso tem em todos e diversos órgãos públicos em todos os municípios , mas em Paranavaí e principalmente na área de saúde essa proporção aumenta demais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.