O prefeito Rogério Lorenzetti assinou hoje a minuta do termo de convênio que será celebrado entre a Prefeitura e o Governo do Estado para realização do curso de formação e capacitação técnico-profissional aos futuros membros da Guarda Municipal (GM), bem como a reciclagem dos agentes de trânsito do município, no do 8º Batalhão.
Para o comandante do 8º BPM, major Ademar Paschoal, que acompanhou a assinatura da minuta, o município está no caminho certo ao promover a integração dos Guardas Municipais com a Polícia Militar. “Vamos tentar repassar tudo que temos de conhecimento na área da segurança pública para que a formação seja a melhor possível e para que aquele homem que seja formado por nós, com o carimbo da PM, possa estar na rua fazendo um trabalho de qualidade e prestando um serviço de segurança para a população de Paranavaí que precisa e merece”, destacou Paschoal.
Para Lorenzetti, “o treinamento por parte da PM será fundamental para que possamos ter uma guarda bem treinada, que respeite o cidadão, mas que possa, num momento de dificuldade, tomar as providências necessárias. […] É sem dúvida alguma uma responsabilidade muito grande colocar essas pessoas armadas na rua e por isso é processo longo e precisamos dessa parceria com a PM que fará um bom treinamento para que não coloquemos em risco a segurança da população”, afirmou.
De acordo com ele, embora 25 guardas serão efetivados num primeiro momento, o município convocará todos os 49 aprovados em concurso para que possam participar do curso. “Isso possibilita que, à medida que formos ampliando o quadro, que poderá chegar a 45 profissionais, possamos ir chamando novos profissionais sem que haja a necessidade de um novo treinamento. Isso vai economizar tempo e recurso e o processo será mais ágil”, completou o prefeito.
O Blog recebeu nas últimas semanas diversos e-mails sobre o assunto. As mensagens eram principalmente quando iria se iniciar o treinamento. O questionamento foi levado à Prefeitura, que, através de sua assessoria, não soube precisar a data do início. Na nora distribuída hoje, a informação ainda é lacônica: “A previsão do município é que o treinamento seja iniciado ainda este ano”.
Curiosidade: Só 25 serão efetivados, correto? Mas os 24 restantes participaram do recrutamento, correto? Pergunto: E se esses 24 restantes estiverem trabalhando como irão participar dos treinamentos? Pelo q sei e tenho conhecimento os treinamento serão durante o dia não é mesmo? E daí como ficam?