Câmara aprova a jato projeto de lei para Mercadante assumir BNDES

Publicado em 14 de dezembro de 2022

Proposta de aliada de Arthur Lira reduz de 36 meses para 30 dias quarentena de indicados para diretoria de estatais; texto ainda terá de passar pelo Senado

 

A Câmara aprovou na noite desta terça-feira (13), a toque de caixa, um projeto de lei que altera a Lei das Estatais para permitir que Aloizio Mercadante (foto) assuma a chefia do BNDES no futuro governo Lula.A Lei das Estatais impõe quarentena de 36 meses para indicados à diretoria e ao Conselho de Administração de estatais que tenham participado de “realização de campanha eleitoral” —o ex-senador coordenou a campanha do presidente eleito.

O texto relatado por Margarete Coelho (PP-PI), aliada do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), reduz essa quarentena para 30 dias, o que permitiria a Mercadante assumir o BNDES no início de 2023. O mesmo vale, de acordo com a proposta, para indicados à chefia de agências reguladores.

Em plenário, só a bancada do Novo criticou a votação a jato. “A emenda tem nome e sobrenome: Aloizio Mercadante. A relatoria fala sobre diretórios pequenos, mas, com todo o respeito, é caçoar da inteligência dos deputados”, declarou Marcel van Hattem, do Novo-RS.

Para que a nova regra entre em vigor, o texto ainda tem de passar pelo Senado.

O Antagonista

Alda - 391x69

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.