Pesquisa divulgada ontem pelo instituto Real Time Big Data aponta que se as eleições fossem hoje, o governador Ratinho Júnior (PSD) seria reeleito no 1º turno. O levantamento também traz como novidade o ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) liderando a corrida pelo Senado, à frente do senador e pré-candidato à reeleição, Alvaro Dias (Podemos).No primeiro cenário da pesquisa para o governo, Ratinho Jr tem 42% das intenções de voto, contra 16% do ex-governador Roberto Requião (PT); 5% do senador Flavio Arns (Podemos) e 3% do ex-prefeito de Guarapuava, Cesar Silvestri Filho (PSDB). Ângela Machado (PSOL) recebe 1% e Solange Ferreira Bueno (PMN) não pontuou. Outros 14% dos eleitores declararam voto nulo ou branco e 19% não souberam ou não quiseram responder.
Em um segundo cenário, sem Flávio Arns, Ratinho Jr continua na liderança, com 44% dos votos, seguido de Requião com 16%, Cesar Silvestri Filho com 4%, Ângela Machado com 1% e Solange Ferreira Bueno com 0%. Ainda, 15% das intenções de voto foram em branco ou nulo e 20% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder. Na pesquisa de rejeição, Requião tem 36% de eleitores que não votariam nele, seguido 21% de Ratinho Jr, 11% de Arns. Cesar Silvestri Filho e Ângela Machado são rejeitados por 9% cada e Solange Ferreira Bueno com 8%.
Senado – Para o Senado, Moro tem 30% dos votos, seguido de 23% de Alvaro Dias. Em seguida aparecem Dr. Rosinha (PT) com 7%, Paulo Martins (PL) com 6%, Aline Sleutjes (Pros) com 2% e Alex Canziani (PSD) e Guto Silva (Progressistas) com 1% cada. Ainda 11% declararam votar nulo ou branco e 19% não souberam ou não quiseram responder.
Moro comemorou o resultado. “Fiquei satisfeito com o resultado da pesquisa para o Senado. Revela que o povo paranaense reconhece o trabalho que foi feito na Lava Jato e no Ministério da Justiça. Também mostra o interesse dos eleitores nas nossas propostas”, disse o ex-juiz. Procurado, Alvaro Dias preferiu não comentar a pesquisa. O senador foi o responsável pela filiação de Moro ao Podemos em novembro. Em março, o ex-juiz migrou para o União Brasil.
A pesquisa foi contratada pelo Grupo RIC, realizada pela Real Time Big Data e registrada sob o número PR-06518/2022. Foram ouvidos 1.500 eleitores, entre 24 e 25 de junho. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos.
PLACAR
Intenções de voto para o governo
Ratinho Jr (PSD) 42%
Requião (PT) 16%
Flávio Arns (Pode) 5%
César Silvestri Filho (PSDB) 3%
Ângela Machado (PSOL) 1%
Nulos/brancos 14%
Não souberam/não respoderam 19%
Fonte: Real Time Big Data
Bem Paraná