Como forma de incentivar a postura ambientalmente correta das empresas que prestam serviço e fornecem produtos ao município, a Prefeitura de Paranavaí vem exigindo, desde 2010, o plano de gerenciamento de resíduos sólidos das empresas que participam de algumas de suas licitações públicas.
O exemplo mais recente é a licitação para a contratação de horas-máquina para as secretarias municipais de Agricultura, Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico.
“A chamada licitação sustentável tem se tornado uma tendência e é uma forma de incentivar as empresas que ainda não se adequaram, a elaborarem o seu plano de gerenciamento de resíduos sólidos, que trata basicamente da responsabilidade compartilhada – coleta e destinação – pelo lixo e outros resíduos produzidos por determinadas atividades, visando o desenvolvimento sustentável, a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida da população”, aponta Edson Hedler, diretor de Gestão Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente.
Da Secom/Paranavaí
Nas licitaçoes que interessam a mencionada secretaria envolvida nesse assunto eu não vi nenhuma exigência desse tipo, só se for de agora em diante, pois o que passou…passou… já fui e já era!!! Interesses puros!!! Mas isso está acabando!!!