Arthur Lira pretende acelerar tramitação do Novo Código Penal

Publicado em 17 de janeiro de 2022

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), informou a aliados que pretende acelerar a tramitação do Novo Código Penal assim que retomar os trabalhos legislativos, no início de fevereiro.A proposta, de iniciativa do Senado Federal, tramita desde 2020 na Câmara, mas o substitutivo do deputado federal João Campos (Republicanos-GO) agora é alvo de um grupo de trabalho na Câmara. A expectativa é que na primeira semana de fevereiro seja aprovado o parecer do grupo de trabalho, para que a matéria seja levada a plenário em seguida.

Entre as mudanças propostas pelo relator da proposta (foto), está a fixação do prazo de cinco anos para a implementação do juiz de garantias.. A instituição do dispositivo foi suspensa pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Outra alteração sugerida por Campos é ressuscitar a proposta do ex-ministro Sergio Moro de regulamentar o “plea bargain”, uma “solução negociada”, artifício pelo qual o criminoso confessa sua culpa e negocia a pena com o órgão competente, como o Ministério Público.Entretanto, esse benefício no novo CPP seria limitado aos chamados crimes contra a honra e crime contra o patrimônio, como furto ou roubo. (De O Antagonista).

Alda - 391x69

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.