Um canal especializado do agro. Assim os gerentes Roberto Pedro da Silva (geral) e Luiz Cláudio de Souza (de carteira PJ) definiram a Agência Agro que a Caixa Econômica Federal abriu este mês em Paranavaí. O comentário foi feito durante visita à Sociedade Rural do Noroeste do Paraná, onde foram recebidos pelo presidente Mário Hélio Lourenço de Almeida Filho, diretores e produtores rurais. “Agora a Caixa está pulsando agro”, enfatizou Silva.A Agência Agro de Paranavaí está entre as 100 criadas pela Caixa em todo o país e tem por objetivo “consolidar o agronegócio” no âmbito da instituição financeira, segundo os gerentes da nova agência. A Caixa tem mais de quatro mil agências no Brasil e apenas 100 especializadas no agro.
Os representantes da Caixa explicaram que a agência Agro está operando provisoriamente junto a tradicional, na Rua Getúlio Vargas. Mas para o próximo ano será instalada em endereço próprio e uma equipe própria. “Mas já estamos trabalhando e à disposição”, disse Silva, que fez questão de destacar que tanto ele com Luiz Claudio e os assistentes que atuarão na agência têm experiência no setor.
Ele explicou ainda que a nova agência vai atuar para atender todas as demandas dos produtores rurais: custeio, investimento, comercialização e industrialização. E atenderá pequenos (inclusive do Pronaf), médios e grandes produtores.
Diretores da Sociedade Rural e produtores mostraram interesse na linha de crédito para financiamento do sistema de fotovoltaica para as propriedades rurais. Sustentaram que com a escassez hídrica, a necessidade de buscar fontes alternativas de energia elétrica se torna cada vez mais prioridade no setor.
PARTICIPAÇÃO NA EXPO – Roberto Silva confirmou a participação da Caixa na próxima edição da Exposição Feira Agropecuária e Industrial de Paranavaí (ExpoParanavaí), em março de 2022. Lembrou que a equipe que vinha atendendo produtores na agência convencional já havia encaminhado o assunto para garantir esta participação.
Após a reunião, os gerentes da Caixa também fizeram uma visita ao Parque Costa e Silva, sede da Sociedade Rural e onde se realizam as exposições agropecuária, acompanhado do presidente Mário Hélio.