A Assessoria de Imprensa do deputado Teruo Kato (PMDB) distribuiu nota hoje na qual esclarece como foi a tramitação do Projeto de Lei da Unespar e porque o assunto foi liquidado ontem mesmo.
De acordo com a informação, para concluir ontem mesmo o trâmite da matéria no Legislativo, o projeto foi votado em regime de Comissão Geral, conforme requerimento apresentado pelo deputado Ademar Traiano, líder do Governo, e assinado por diversos outros parlamentares. A proposta foi submetida a discussões na sessão ordinária e em uma sessão extraordinária. Passou na primeira votação com 45 votos favoráveis e nenhum contrário; e na segunda discussão recebeu 46 votos “sim” e nenhum voto “não”.
Foram apresentadas duas emendas transferindo a decisão de escolha da cidade para o Conselho Universitário da instituição e uma emenda definindo a sede em Curitiba. Mas nenhuma foi acolhida. O deputado Elio Rusch (DEM), que relatou as emendas pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deu parecer contrário às emendas, argumentando que elas invadiriam a esfera de competência privativa do Poder Executivo, pois aumentariam as despesas do Governo. O parecer de Rusch recebeu 32 votos favoráveis e teve 14 votos contrários – pelo que as emendas foram, assim, rejeitadas.