Começa nesta segunda-feira a Jornada de Irrigação do Paraná

Publicado em 26 de julho de 2021

Com o objetivo de discutir o avanço da irrigação na agricultura paranaense, especialmente na região do AIrrigação-03renito Caiuá, será aberta nesta segunda-feira (26), às 18 horas, a I Jornada de Irrigação do Paraná, promovido pelo Sindicato Rural de Paranavaí. Associação dos Produtores Irrigantes do Paraná (APIP) e Total Hidro Irrigação e Hidráulica. O evento será totalmente on line (YouTube, Facebook e Instagram) e prosseguirá até a próxima sexta-feira (30) com intensa programação, sempre das 18 às 20 horas. A Jornada destina-se a produtores rurais, profissionais do meio rural, empresários e estudantes.“Fizemos uma programação de forma a contemplar todos os lados da irrigação, a parte técnica, manejo, questões ambientais, financiamento, as dificuldades, os benefícios, um caso de sucesso que nos serve de inspiração e exemplo e destes debates, palestras, painéis e exposições, queremos definir metas e prazos para a expansão da agricultura irrigada no Paraná”, diz o presidente do Sindicato e interino da APIP, Ivo Pierin Júnior.

A irrigação, diz ele, tem potencial para aumentar muito a produtividade agropecuária do Paraná. “Ela (a irrigação) não vem só para suprir a escassez hídrica. Mas também e principalmente para aumentar a produtividade da agricultura e das pastagens”, reforça o líder classista. Além disso, analisa Pierin, a técnica pode permitir, por exemplo, a produção de grãos em solo arenoso. “Vamos fortalecer muito o agronegócio paranaense”, garante.

Além dos temas, Pierin diz que a programação traz também especialistas de várias áreas. “Estamos trazendo palestrantes do Governo Estadual e Federal, da iniciativa privada, pesquisadores, técnicos e produtores rurais para participar do debate. A intenção é reunir todos os atores do processo para fazer um diagnóstico da situação e traçar metas, objetivos e prazos para a expansão desta tecnologia”, diz ele. Atualmente, apenas cerca de 1% dos 9,5 milhões de hectares da agricultura paranaense é irrigada.

Para se inscrever na Jornada de Irrigação do Paraná o interessado deve acessar o link https://jornada.apip.com.br/.

SECRETÁRIOS E DEPUTADA – Na cerimônia de abertura estarão presentes os secretários estaduais da Agricultura, Norberto Ortigara, e do Desenvolvimento Sustentável, Márcio Nunes, a deputada federal Aline Sleutjes (presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmaras dos Deputados), Gustavo Goretti, (diretor adjunto do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação), representando o Ministério da Agricultura e Tarcísio Barbosa, secretário de Agricultura de Paranavaí.

Após a cerimônia de abertura, o agrônomo Leandro Friedrichsen Silva, diretor-secretário da APIP e diretor comercial da Total Hidro, apresentará um levantamento da irrigação no Paraná.

Finalizando a noite, a Jornada apresentará um case de sucesso, a irrigação em Paranapanema, região que era conhecida como ramal da fome e se transformou no celeiro do estado de São Paulo. O tema será apresentado pela agrônoma e produtora rural Priscila Silvério Sleutjes, presidente da Câmara Temática de Agricultura Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Para terça-feira, o assunto será financiamento para implantação da irrigação. Às 18 horas, o coordenador geral de Irrigação do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura, Frederico Cintra, vai falar sobre o Proirriga, abordando os recursos destinados à irrigação dentro do Plano Safra anunciado recentemente. Na sequência, o tema será o Banco do Agricultor. Ele será apresentado por Salatiel Turra, diretor do Departamento de Economia Rural (Deral/Seab) e coordenador do Banco do Agricultor.

Alda - 391x69

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.