Bolsonaro anuncia reforma ministerial

Publicado em 22 de julho de 2021

O presidente Jair Bolsonaro anunciou ontem que haverá uma “pequena” mudança ministerial na segunda-feira. Pressionado pelo Centrão a mexer na articulação política do governo e a substituir os ministros Luiz Eduardo Ramos (Casa Civil) e Onyx Lorenzoni (Secretaria-Geral), Bolsonaro decidiu nomear o senador Ciro Nogueira (PI), presidente do Progressistas para o lugar de Ramos. Além disso, decidiu recriar o Ministério do Trabalho, que havia sido extinto e incorporado à Pasta da Economia, que será ocupado por Onyx.

Aliados do governo avaliam que Bolsonaro precisa contemplar o Senado, principalmente agora quando está acuado pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid. A entrada de Ciro no governo, no entanto, é vista como uma manobra arriscada até mesmo por seus pares. Motivo: ele comanda o principal partido da base aliada e Bolsonaro nunca poderia demiti-lo, sob pena de perder apoio. Para o lugar de Onyx um nome citado é o do senador Davi Alcolumbre (AP), que também é do DEM.
Além de abrigar a CPI da Covid, o Senado também vai avaliar em agosto, após o recesso parlamentar, a indicação do advogado-geral da União, André Mendonça, para ocupar uma cadeira no Supremo Tribunal Federal. Alcolumbre preside a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde Mendonça será sabatinado, e tem mostrado resistências à indicação dele para a vaga no Supremo.
Dirigentes do Centrão avaliam que a forma como Onyx atacou o deputado Luis Miranda (DEM-DF) – que acusou o governo de acobertar um esquema de corrupção nas negociações para compra da vacina indiana Covaxin – provocou efeito bumerangue e acabou levando Bolsonaro para o meio da crise.

Bem Paraná

Alda - 391x69

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.