Secretários estaduais, deputada federal, técnicos
e especialistas vão participar do evento que será online
A comissão organizadora da I Jornada de Irrigação do Paraná divulgou, nesta segunda-feira (19), a programação do evento. Os secretários estaduais Norberto Ortigara (Agricultura) e Márcio Nunes (Desenvolvimento Sustentável) e a deputada Aline Sleutjes, presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmaras dos Deputados, já confirmaram presença na abertura. Também marcarão presenças representantes dos ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Regional.A Jornada é uma promoção do Sindicato Rural de Paranavaí, Associação dos Produtores Irrigantes do Paraná (APIP) e da Total Hidro e será realizada de 26 a 30 deste mês (segunda a sexta-feira da próxima semana). O evento será totalmente on line e haverá palestras, debates, exposições e painéis com técnicos e especialistas em irrigação. Ao final será realizada uma mesa redonda, quando será divulgado um documento (Carta de Paranavaí) com um diagnóstico da agricultura irrigada no Estado e as principais demandas do setor. A programação será desenvolvida das 18 às 20 horas e será transmitida pelo Facebook e pelo YouTube. As inscrições podem ser feitas pelo link https://jornada.apip.com.br/.
Paralelamente à Jornada será realizado o 2° Balcão de Negócios. O Balcão será de terça e sexta-feira (27 a 30), das 8 às 18 horas, na sede da Total Hidro, na Avenida Distrito Federal, 1310. Segundo a empresa, no Balcão serão apresentados novos produtores embarcados com novas tecnologias. Além disso, serão proferidas palestras, que podem ser acompanhadas presencialmente (inscrições antecipadas na empresa) ou pelas mesmas plataformas digitais. As palestras versarão sobre mercado, manejo de irrigação, manutenção preventiva e manejo de florada, entre outros temas.
PROGRAMAÇÃO JORNADA – a Jornada será aberta às 18 horas do dia 26 pelo presidente do Sindicato e interino da APIP, Ivo Pierin Júnior e contará com a presença dos secretários Ortigara e Márcio Nunes, da deputada Aline, da diretora do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura, Mariane Crespolini dos Santos e do secretário de Agricultura de Paranavaí, Tarcísio Barbosa.
Na sequência, o diretor-secretário da APIP, o agrônomo e diretor comercial da Total Hidro, Leandro Friedrichsen Silva, apresentará um painel sobre a irrigação no Paraná, fazendo um breve diagnóstico da situação e o potencial de expansão do segmento. E na mesma noite a presidente da Câmara Temática de Agricultura Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura, Priscila Silvério Sleutjes, apresentará o case de sucesso em Paranapoema (SP), polo da segunda maior região do país em irrigação e graças ao que os produtores colhem cinco safras a cada dois anos.
Na terça-feira, dia 27, a diretora do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação do Ministério da Agricultura, Mariane Crespolini dos Santos, vai falar sobre o Proirriga, que está dentro do Plano Safra recentemente anunciado. E também na noite do dia 27, o diretor do Departamento de Economia Rural (Deral/Seab), Salatiel Turra, vai falar do Banco do Agricultor, projeto que está sob sua coordenação também. Vai abordar questões ligadas ao financiamento de projetos de irrigação.
Um dos temas mais esperados pelos produtores, a outorga e licenciamento para o uso de água, será abordado na noite do dia 28 por dois técnicos, um da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, cujo nome deve ser confirmado ainda nesta segunda-feira, e Carla Beck, da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (FAEP).
Na noite do dia 29, serão duas palestras. O pesquisador Jonez Fidalski, do IDR, falará sobre a capacidade de armazenamento e disponibilidade de água no solo para as plantas. E na sequência, um dos papas da irrigação brasileira, Everardo Chartuni Mantovani vai abordar o manejo de irrigação.
E na última noite do evento, a programação começará com uma palestra sobre o Polo de Irrigação, que é um projeto do Ministério do Desenvolvimento Regional, que esta semana vai designar um técnico para tratar do assunto. Na sequência, Priscila Sleutjes fala sobre o trabalho da Câmara Temática de Agricultura Sustentável e Irrigação, e, finalizando, ela participa junto com Ivo Pierin Júnior, técnicos do IDR e da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Claodemir Grolli, secretário executivo da APIP, de uma mesa redonda para definir as prioridades do setor.