A diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (ACIAP) aprovou em reunião ordinária realizada esta semana, por videoconferência, uma proposta para representar alguns serviços do Sebrae, que estão inseridos dentro do programa Sebraeplace uma plataforma de soluções para as pequenas empresas.A ideia é adequar o Ponto de Atendimento ao Empreendedor, que funciona na ACIAP, para ser também uma licenciada do Sebrae. “É uma fase experimental, de oito meses, em que seremos uma licenciada do Sebrae. Se der certo, o Sebrae vai abrir um edital de chamada para o Brasil todo. Paranavaí poderá ter um representante e qualquer pessoa jurídica por participar do edital. Os escolhidos passarão a comercializar todos os serviços do Sebrae, como capacitações e consultorias. Vai fazer as tratativas entre o consultor e o Sebrae”, explicou o gerente da Associação, Carlos Henrique (Kaká) Scarabelli.
Segundo ele, em torno de 10 cidades vão fazer esta experiência. E em Paranavaí a ACIAP foi escolhida para participar deste projeto piloto, “já que temos uma grande proximidade com o Sebrae”, acrescentou Scarabelli.
No encontro, conduzido pelo vice-presidente Edgar Penha, os diretores sinalizaram positivamente e manifestaram a confiança de que se a ACIAP passar a representar oficialmente o Sebrae ampliará seu portfólio de serviços, atraindo mais empresários para seu quadro associativo.
Mesmo concedendo parte dos serviços, o Sebrae continuará na cidade, “mas terá um papel mais estratégico e com mais tempo para se dedicar aos municípios no nosso entorno, já que o escritório de Paranavaí tem abrangência regional”. Entre os programas que ganharão destaque no Sebrae estão o de Inovação da Costa Noroeste e o Paranavaí 5.0, que atua em um planejamento econômico para a cidade na fase pós pandemia.