Prefeito de Nova Londrina
“Abertura da Unidade Morumbi tem que ser meta da Amunpar”

Publicado em 16 de junho de 2021

Santa-Casa-Vico“Vou conversar com o presidente da Amunpar (Associação dos Municípios do Noroeste Paranaense) para a gente colocar isto como uma meta, porque se a Unidade Morumbi abrir resolve praticamente o problema de todos os 28 prefeitos, que são dependentes da Santa Casa. Temos que avançar nesta negociação com o Estado, o governador (Ratinho Júnior) deve voltar os olhos para cá, o secretário Beto Preto (Saúde) tem que vir visitar, tem que conhecer esta estrutura e, com certeza, depois que ele conhecer, vai ficar mais fácil para nós, prefeitos, colocar isso para funcionar e atender a população do Noroeste”.O comentário, quase em tom de desabafo, é do prefeito Otavio Henrique Grendene Bono, o Vico, de Nova Londrina, logo após percorrer a Unidade Morumbi da Santa Casa de Paranavaí, que, apesar de concluída e os equipamentos e mobiliários adquiridos, ainda não entrou em funcionamento. “Fiquei encantado com esta estrutura. Não tinha noção que era tudo isso. A gente passava aqui na frente e via estrutura física por fora, que já era linda. Agora, por dentro, as camas, os banheiros, os equipamentos, fiquei maravilhado”, acrescentou.

Vico foi recepcionado pelo presidente do hospital, Renato Augusto Platz Guimarães e o diretor-geral, Héracles Alencar Arrais. Depois de conversarem sobre as possibilidades do hospital, Arrais percorreu as instalações com o prefeito e deu detalhes das aquisições e de como a instituição vai funcionar. De acordo com o prefeito, é “a união de forças é que faz acontecer”. Por isso que defendeu levar o assunto ao fórum dos prefeitos.

CIRURGIAS ELETIVAS – Um dos grandes problemas das administrações municipais da região são as cirurgias eletivas, que são realizadas na Santa Casa. Na visão do prefeito, a Unidade Morumbi pode contribuir para fazer a fila de espera andar e até zera-la. “Hoje, no nosso município, só para ter uma base, temos entre 280 e 300 cirurgias em espera. Imagina isto aqui funcionando! Quantas pessoas estão há um ou dois anos esperando uma cirurgia? Isto é lamentável, é desumano”, comentou.

A Unidade Morumbi continua com as portas fechadas porque ainda não foi definido o seu custeio. A unidade será 100% para atendimento do SUS. Como a tabela do Ministério da Saúde é deficitária, a discussão é de onde sairão os recursos para complementar o orçamento da unidade hospitalar.

Vico Grendene acredita que os prefeitos irão abraçar a ideia e participar do custeio, porque a nova unidade vai garantir portas abertas e atendimento à população dos municípios da região. “Todo mundo tem que ajudar, se unir, fazer convênio e, eu, com o prefeito de Nova Londrina, já estou disposto as colocar no orçamento do município do ano que vem os recursos necessário para a gente colaborar e garantir o atendimento da nossa população na Santa Casa”, enfatizou ele.

Com 108 leitos, dez dos quais de UTI, Vico vislumbra com a nova unidade novos tempos para a região. “Com mais leitos vai dar mais tranquilidade para nós prefeito trabalharmos”, diz lembrando que antes mesmo da pandemia, “a gente já enfrentava dificuldades de vaga. Esse problema não é de agora”.

O prefeito de Nova Londrina finaliza dizendo que “o grande problema de hoje, a grande discussão, é a saúde. E estamos com a estrutura pronta aqui, a parte mais importante está pronta, que é a parte física, a compra dos equipamentos. Agora é questão de organização, de ter esta união, o governo entender a necessidade de se colocar isto para funcionar. Aumenta 108 leitos, tudo SUS, vai melhorar demais a capacidade de atendimento, e inclusive de UTI, problema que enfrentamos há anos”.

Alda - 391x69

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.