O episódio registrado pelo Diário do Noroeste, de que o PT estaria trabalhando contra a instalação da Reitoria da Unespar em Paranavaí, mostrou, mais uma vez, a sinuca de bico em que o prefeito Rogério Lorenzetti (PMDB) está se metendo. Ele saiu em defesa do PT.
De um lado, e isto não há como negar, sua habilidade administrativa tem garantido benefícios à cidade junto aos governos estadual (PSDB) e federal (PT), que são comandados por partidos arquirrivais.
Mas 2014 é ano de eleições estaduais e nacionais. No Paraná, Beto Richa deve buscar a reeleição, enfrentando a ministra Gleisi Hoffmann, o que deixaria o prefeito numa situação delicada. O que pode lhe salvar é a eventual candidatura do senador Roberto Requião (PMDB), do seu partido.
Para não apoiar Gleisi, Rogério tem um álibi: ela apoiou César Alexandre contra ele nas eleições do ano passado. Já para deixar de apoiar o governador a situação é mais delicada, principalmente se a Reitoria da Unespar for confirmada para Paranavaí e as obras do Hospital e Maternidade Noroeste se consolidar.
Mano, o que o Rogério pode fazer? tem que lutar uma briga de cada vez. Podia ter ficado na fazenda tranquilo. Quem mandou ser prefeito?