Governo formaliza contrato com Fiocruz para vacina de Oxford

Publicado em 02 de junho de 2021

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) assinou ontem contrato de transferência de tecnologia do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) com a AstraZeneca para a produção de vacina contra a Covid-19 totalmente fabricada no país. O contrato formaliza processo já iniciado de compartilhamento de inovações pela AstraZeneca em consórcio com a Universidade de Oxford com a Fiocruz.

No ano passado, o governo assinou um contrato preliminar de encomenda tecnológica que fixou parâmetros para a aquisição de doses da vacina Oxford/AstraZeneca e para a transferência de tecnologia à Fiocruz, que passou a atuar como uma parceira no consórcio.

O 1º lote de doses da Oxford/AstraZeneca foi importado. Em seguida, a Fiocruz passou a fazer o envase e finalização do processo a partir do recebimento dos ingredientes farmacêuticos ativos (IFAs) vindos do exterior, no caso da China.

De acordo com a fundação, a estrutura de fabricação já recebeu certificado de boas práticas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A fase seguinte é o treinamento e preparação do IFA a ser produzido no Brasil, o que deve ocorrer em junho.

Bem Paraná

Alda - 391x69

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.