A nota publicada pelos padres de Paranavaí, entre eles dom Geremias Steinmetz, no Diário do Noroeste, sobre a abertura dos mercados aos domingos, mostrou-se claramente desnecessária. Os religiosos se manifestam, mas não tomam posição. A nota é na base do pode ser, talvez, quem sabe.
Mas, apesar disso, a nota perece ter irritado o Palácio Ivaí, sede do Governo Municipal de Paranavaí.
Em sua página pessoal, na rede social, o secretário de Comunicação Social, Jorge Roberto da Silva, postou um texto em que pede clareza por parte dos religiosos. Leia o texto postado pelo jornalista:
A QUEM INTERERSSA OS MERCADOS FECHAR AOS DOMINGOS
Gosto de acompanhar polêmicas. Geralmente é nestes momentos que afloram as maiores hipocrisias, informações falsas, omissões e muitas pessoas são usadas como massa de manobra.
Em Paranavaí, a bola da vez é a abertura dos comércios aos domingos. Minha opinião sobre o assunto é clara. O poder público deve permitir a abertura aos domingos (por mim, para qualquer tipo de empresa, comércio, indústria, prestação de serviços) e trabalha quem quer. Mas quem quer abrir aos domingos deve honrar os direitos trabalhistas de seus funcionários.
Os padres de Paranavaí, liderados pelo bispo diocesano, foi bastante coerente na nota que publicou hoje no Diário do Noroeste. “Nós, padres das Paróquias Católicas de Paranavaí, somos favoráveis a aberturas dos supermercados aos domingos, se realmente houver necessidade e se vier a colaborar de fato para o desenvolvimento justo da nossa cidade. Somos contra quando isso produz insatisfação, prejuízos, desacordos e não o desejo manifesto de todas as partes envolvidas”.
Não podia ser diferente. Empresas de propriedade da Igreja (emissoras de rádios e TV, livrarias, escolas – PUC faz vestibular aos domingos) abrem aos domingos. Padres abastecem seus veículos e vão às farmácias aos domingos.
Mas a mesma nota comete um grande pecado. O oitavo dos Dez Mandamentos diz: “Não levantar falso testemunho” ou “Não levantarás falso testemunho contra teu próximo”. (Ex 20,16).
Veja o que diz a nota: “Reclama-se de um certo jogo de interesses onde teriam sido assumidos compromissos com grupos econômicos pela abertura dos supermercados aos domingos sem que os empresários da cidade e nem os trabalhadores pudessem manifestar sua opinião. Se assim for, é hora de colocar todas as cartas na mesa e não permitir negociação com ‘cartas marcadas’ ou objetivos escusos”. Outro trecho: “Não se pode resolver esta questão atendendo simplesmente a um único grupo econômico que, certamente, lucra, mas deixa muitos outros no prejuízo”.
De fato, é preciso por as cartas na mesa. E a começar pelos próprios signatários da nota, que devem explicar quem reclama “de um certo jogo de interesses”? Que “cartas marcadas” são essas? Quais são os “objetivos escusos”?
Pois da forma como foi colocado, todos que defendem a abertura dos supermercados aos domingos estão sob suspeita. E isto é falso testemunho.
Para refletir: quem está provocando a igreja a se manifestar não estaria interessado em inviabilizar o “grupo econômico” para poder continuar na sua atividade sem ter um grande concorrente? A estes talvez interessa os mercados fecharem aos dominmgos.
Se os padres contarem quem está reclamando de “um certo jogo de interesse” provavelmente se saberá se os que os provocam a se manifestar tem interesse religioso, social ou econômico.
O debate não pode ser leviano. É preciso colocar as cartas na mesa.
Palavras de ATEU não interessam, e não representam nada. Quem é esse senhor? O que ele fez pela cidade? Sempre viveu junto as empresas, e dependendo delas, consequentemente tem que estar do lado deles. E o prefeito RL como fica? porque ele não se manifestou nesse assunto dos padres? mas…pelo que dizem os mais fofoqueiros…toda vez que o prefeito se manifesta, quem escreve é esse senhor…seu secretário de comunicação…é só ver as idéias…quando um escreve o outro publica.. Agora ir na contra mão da igreja… não vai dar certo!!!
Faça o q/ mando, mas ñ faça o q/ eu faço???
Na minha opinião os padres deveriam cuidar de seus fieis e seus rebanhos (pois estão perdendo muito de suas ovelhas) e não se meter em questões de sindicatos e política, que cuidem da igreja que à cada dia que passa está em decadência. Cada um no seu quadrado….Falei e disse!
o que tem a abertura dos mercados com os padres? Deveriam e devem perguntar aos funcionários dos supermercados se eles querem trabalharem aos domingos e não aos padres certo? Esses nunca vão trabalhar não é mesmo ? Só não me perguntem como eles conseguem sobreviver sem salários ok?
Os padres representa sim o Povo e o nosso povo esta cheio de tanto ver esta turma do Prefeito se manifestar só para os seus interesses, vc Jorge Roberto só vive de cargos de confiança, vai trabalhar com mais seriedade e respeita a opinião do nosso POVO.
Quanto a abertura dos Supermercados na verdade quem tem que dar a palavra se abre e fecha, são os Proprietários que pagam os seus impostos, por sinal um dos mais caros do mundo, que elevam a nossa cidade no desenvolvimento de empregos.
Quanto a Paranavaí retroceder, já temos prova que o aquecimento que hoje nós estamos tendo não tem nada a ver com a nossa administração Municipal, este aquecimento é a Nível Nacional é só dar uma volta pelo nosso Brasil é ver que beleza Nacional.
Vamos deixar de perseguir as pessoas, ranso político, dar as MÂOS e caminhar pela nossa PROSPERIDADE, aumento de POPULAÇÃO, trazer mais Indústria, pois muitas estão morrendo e vcs, indo embora de nossa cidade e Administração nem ai, não culpo só vc prefeito, mas a sua EQUIPE sem COMPETÊNCIA, mas todos que eu encontro e converso falam de PÉ JUNTO que vc não dá autonomia.
Só lembrando da entrevista que o nosso MD. PREFEITO de esta semana a RPC, que a responsabilidade dele com a SAÚDE do nosso POVO é só a BÁSICA, mas acho que temos umas gravações de sua campanha, para lhe refrescar a sua memoria, de quem é a responsabilidade.
Quanto a Unespar é logico que Paranavaí poderia sediar a mesma, mas cade os representantes do nosso PSDB.
Como Disse o Nosso Joaquim Barbosa, os partidos é td de mentirinha.
Povo isto é só o começo vem muito mais tropeço para a nossa Elegante Paranavaí.
Povo vamos colocar a boca no trombone, juntos mudaremos o RUMO de NOSSA CIDADE!!!!!!!!!
Aviso: Cuidado em mexer com os escolhidos de Deus.
Os padres, pastores, missionários são representantes de Deus aqui na terra.
Esse negocio de envolver as igrejas na intenção de convencer esses ou aqueles em relação a abertura de supermercados aos domingos é por demais LAMENTÁVEL…… pior ainda é esses representantes religiosos se meterem em assuntos que não lhes dizem respeito…
Pessoal, Paranavaí também faz parte do seculo XXI, tudo esta se transformando e nossa cidade tem que pegar carona nisso. Esse tipo de intervenção da igreja nos leva a idade média, época em que a igreja era mandatária de todas as ideias e comportamento da sociedade.
No caso da abertura dos estabelecimentos que fique assim:
-Abra quem queira seu comercio.
-funcionários trabalhe se quizer, caso contrario…….procure outra atividade.
Acho que o SUPERMERCADO MUFFATO AQUI EM PARANAVAI DEVE ABRIR DE DOMINGO SIM……Acho que o MUFFATO devia entrar na justiça e com uma liminar, vamos todos comprar lá……