Esta não é a primeira vez que a Sociedade Civil
promove ações de combate a pandemia da Covid
A Sociedade Civil de Paranavaí (Socipar) já começou a postar em suas redes sociais e em grupos de WhatsApp material de propaganda da campanha Imuniza Paranavaí. Esta mobilização tem por objetivo arrecadar fundos para a aquisição de 100 mil doses da vacina Sputnik V, desenvolvida pelo Centro Gamaleya, na Rússia, com 91,6% de eficácia contra a Covid-19, já aprovada em vários países e prestes a ser aprovada no Brasil.
Em reunião realizada esta semana, a diretoria do movimento decidiu aderir à campanha e estimular as doações, por reconhecer a importância da mobilização social para viabilizar a vacinação em massa e conter o avanço da doença. Os voluntários apontam que a vacinação trará paz social, reduzirá o sofrimento de famílias com a doença ou perdas de entes queridos e ainda viabilizará a retomada da economia.
“Vamos divulgar em nossas redes a campanha Imuniza Paranavaí e conversar com os companheiros estimulando-os a fazer doações. Se todas as entidades fizerem sua parte, certamente vamos levantar os recursos necessários para a aquisição das vacinas”, disse o presidente do movimento, Demerval Silvestre, após reunião com os demais membros da diretoria-executiva: Ivo Pierin Júnior, Edilson Avelar e Dante Ramos Júnior.
O custo das 100 mil doses de vacinas está estimado em R$ 5 milhões, sendo que a metade deste valor está sendo aportado pela Prefeitura Municipal. O restante está sendo arrecadado junto a sociedade, principalmente através das entidades de classe que se mobilizam em busca de doações.
MEDICAMENTOS – Esta é a segunda ação da Socipar, este mês, em relação à pandemia da Civid-19. Através de seus membros, o movimento doou ao município de Paranavaí medicamentos usados na intubação de pacientes. Foram mil ampolas de Fentanila 50 MG, 20 frascos de Propofol 10 mg/ml e 10 ampolas de Etomidato 20 MG/ML injetável. “São medicamentos para sedar o paciente durante o processo de intubação e depois mantê-lo sedado até a extubação”, explica uma profissional da área de saúde sobre a função dos medicamentos, que custaram quase R$ 8 mil.
No ano passado, a Santa Casa de Paranavaí recebeu 20 camas do Instituto Cidade Canção, da rede de supermercados do mesmo nome que possui duas lojas em Paranavaí. A doação foi reivindic
ada pela Socipar após tomar conhecimento que doação idêntica havia sido feita em Maringá.
Também no ano passado, o movimento doou máscaras ao hospital e intermediou a doação de dispenser (de pedal) de álcool em gel que foram colocados nos acessos à Santa Casa.
Informação complementar: as camas que foram disponibilizadas pela Santa Casa para o município de Paranavaí, que instalou um “hospital de Campanha” na Unidade Morumbi, são as doadas pelo Instituto Cidade Canção, a pedido da Socipar.