O Grupo de Anestesiologia de Paranavaí doou para a Santa Casa 15 máscaras de oxigênio (adulto) com reservatório. Estas máscaras, de alta concentração, são bastante utilizadas na Ala Covid por pacientes que estão em estado moderado e precisam de suporte de oxigênio, mas sem necessidade de intubação.
Os equipamentos foram entregues pela médica Daisy Junqueira Bordin, representando os oito profissionais do grupo. Ela é uma das preceptoras da Residência Médica na especialidade de anestesiologia. Os profissionais atuam no hospital.
As máscaras foram recebidas pelo gerente financeiro do hospital, Marcelo Cripa, que destacou a necessidade de ajuda da sociedade. “Vivemos um momento muito difícil. A Santa Casa enfrenta novo desiquilíbrio financeiro e toda ajuda é bem-vinda. Agradecemos aos anestesistas pela doação”, disse ele.
Os anestesistas não têm uma participação direta na Ala Covid. Os profissionais, no entanto, têm atuado no Centro Cirúrgico com pacientes que positivaram para o coronavírus. Na UTI Covid dão suporte remotamente “apoiando os colegas. Estamos sempre à disposição”, diz Daisy Bordin.
A máscara com reservatório é considerada uma máscara de alta concentração de oxigênio, podendo chegar a 95% quando operada entre 10 a 15 litros de oxigênio por minuto. Os sistemas de alto fluxo de oxigênio fornecem concentração do gás igual ou superior ao fluxo inspiratório máximo do paciente.
Dra. Deise
É preceptora de anestesia
Doação de 15 Máscaras de oxigênio alta concentração (adulto) com reservatório e tubo de o2
São em média 20,90 cada