Além de ocupar um terreno ocioso, a horta proporcionará
alimentos frescos e saudáveis para a comunidade
Um projeto que vem crescendo no Brasil e tem obtido muitos resultados positivos. São as hortas comunitárias, que além de ocuparem um espaço ocioso, oferecem alimentos fresquinhos e saudáveis, e ainda garantem mais contato com a terra, ao plantar e colher o que vai para a mesa das famílias. Foi com este objetivo, que os vereadores Fernanda Zanatta, Luís Paulo Hurtado, Luiz Aparecido da Silva (Mancha) e Amarildo Costa, apresentaram nesta última segunda-feira, 8, pedido de implantação de uma horta comunitária na Rua Gralha Azul, no Jardim Itália, do Distrito do Sumaré.
No documento, os parlamentares explicam que moradores têm reclamado com frequência das condições de abandono do referido local e solicitam autorização do Executivo para utilização da área mencionada, bem como o fornecimento de maquinários para o preparo e a disponibilização de insumos, como: adubo orgânico, sementes e mudas.
Ainda, na semana passada, os vereadores Fernanda e Luís Paulo estiveram no local e conversaram com moradores. “Estamos solicitando ao Executivo a possibilidade de implantação de uma horta comunitária, com o intuito de eliminar os terrenos baldios, tomados de mato e sujeira, propagadores de doenças, e que aumentam a insegurança dos moradores. Ademais, com uma parceria público-privada, a produção excedente poderia ser destinada aos centros de educação infantil e escolas municipais”, explica Zanatta.