Entidades da sociedade civil organizada e algumas instituições do setor público lançaram na quinta-feira, 11, a campanha “É Preciso Frear o Contágio”, com o objetivo de reforçar a conscientização da sociedade sobre a importância de adotar hábitos e medidas para reduzir a transmissão da Covid-19 em Londrina.Atualmente, acendeu-se um alerta máximo ao cenário de pandemia na cidade devido aos altos índices de ocupação de leitos destinados à doença e o aumento significativo do número de casos do coronavírus. Outra preocupação é a chegada do feriado de Carnaval, onde muitas pessoas viajam ou reúnem-se em grandes grupos, aumentando as chances de maior transmissão do vírus.
Durante 30 dias, oito peças de comunicação, em formato digital, levarão às redes sociais mensagens informativas e de prevenção à doença, além de alertas sobre a Covid-19. Serão divulgadas duas peças por semana, a contar já desta quinta-feira.
A ideia é aproveitar o poder e alto impacto das redes sociais, assim como o apoio de veículos de comunicação da cidade, para conscientizar o maior número possível de pessoas.
Os materiais serão divulgados nas redes sociais das entidades participantes da campanha e poderão ser compartilhados por toda a comunidade.
Participam da campanha:
Associação Comercial e Industrial de Londrina – ACIL
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes – Abrasel
Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina – CEAL
Hospital Universitário de Londrina – HU
Organização Não Governamental Canaã – Camelô de Londrina
Prefeitura Municipal de Londrina
Secretaria Municipal de Saúde
Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e de Serviços Contábeis de Londrina e Região – Sescap
Sindicato do Comércio Varejista de Londrina e Região – Sincoval
Sindicato do Comércio Varejista de Veículos de Londrina – Sincovave
Sindicato dos Empregados no Comércio de Londrina – Sindecolon
Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado do Paraná – Sindimetal Norte
Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Paraná – Sinduscon Norte
Sociedade Rural do Paraná (SRP)
Enquanto isso, em Paranavaí, o Bar do Porco faz a festa diariamente. Todo mundo sem máscara, compartilhando copos e outras cositas, som alto pra acabar com o sossego dos moradores de pelo menos quatro quadras, incluindo os hóspedes dos dois hotéis mais importantes da cidade. Quando a PM aparece eles abaixam o som e ficam humildes. A PM vira as costas e a farra continua.
Em outras localidades a PM recolhe os aparelhos de som e faz prisões.